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De Louboutin à Jacques Janine: 14 marcas que apoiam projetos sociais

Existe parceria melhor do que aquela entre moda e causa social? Confira aqui as marcas que possuem projetos de arrecadação e auxílio a quem precisa mais!

Por Marina Pedroso
Atualizado em 21 jan 2020, 06h50 - Publicado em 4 ago 2016, 14h16
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Christian Louboutin

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O mestre da sola vermelha se uniu à ONG La Maison Rose, pertencente à sua amiga de longa data Valérie Schlumberger, que age em prol das mulheres senegalesas, para criar a Africaba, tote produzida artesanalmente pelas próprias e que traz marcas registradas da África em seu estilo, como a geometria e as cores vibrantes. Parte de sua venda é revertida para a instituição, além do benefício de gerar atenção para a causa enquanto estimula e desenvolve os talentos artesanais da comunidade.

IWC Schaffhausen

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A marca de relógios suíços promoveu em maio, juntamente com a top Adriana Lima, no Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, o maior pediátrico do país e mantido através da filantropia, uma oficina de desenho com as crianças em tratamento. Com a ajuda de André Mendes, autor das ilustrações que cobrem as paredes do hospital, elas criaram suas próprias interpretações sobre o que seria um momento de alegria. Um dos desenhos será selecionado e enviado à fábrica da relojoaria na Suíça, onde a imagem será gravada no verso de novo relógio Pilot Edição “Le Petit Prince”. Em seguida, a peça, única no mundo, retornará ao país para ser leiloada durante a Gala Anual do Hospital Pequeno Príncipe, no dia 25 de agosto, em São Paulo. A verba será revertida integralmente para o hospital brasileiro. 

Swarovski

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Durante a sessão da “Comissão sobre o Empoderamento Feminino”, que aconteceu em Nova York em março de 2015, a marca Swarovski comprometeu-se a apoiar a ONU Mulheres com uma doação mínima de £ 100 mil. Para isso, foi criada uma pulseira especial em cordão de seda e com um pingente de cristais – 30% do preço de venda é revertida para a causa.

Diane von Furstenberg

Desde 2010, a estilista e a Fundação Família Diller-von Furstenberg promovem uma cerimônia anual para premiar cinco mulheres – sendo uma delas escolhida pelo voto popular – que tenham se destacado pela sua força, liderança e ação social. Cada uma recebe US$ 50 mil para apoiar a instituição ao qual apoia. As famosas comparecem em peso e, inclusive, podem ser nomeadas, como Oprah Winfrey e Alicia Keys.

Jacques Janine

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Em parceria com a Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, a rede de salões preparou uma oficina com dicas de automaquiagem voltada para quem não pode enxergar seu próprio reflexo no espelho. Com produtos Vult definidos em braile e comandada por Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagens do Jacques Janine, foram ensinados às participantes tópicos como o mapeamento do rosto e a identificação de técnicas que combinem com determinados traços. A primeira ação ocorreu em seis aulas, de maio a junho, e há previsão de uma segunda edição em breve.

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Farm

Ao doar uma peça de roupa da Farm ou de qualquer outra marca, você ganha 10% de desconto na loja.  O projeto funciona em parceria com a ONG Atados e as peças doadas são entregues às instituições associadas.

Santa Lolla

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Em apoio ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no dia 02 de abril, a marca desenvolveu três sapatilhas exclusivas para reverter as vendas às ações da AMA (Associação de Amigos do Autista), que incluem cursos, pesquisas, programas de capacitação e eventos com o objetivo de incluir o autista na sociedade. As vendas acontecem até o fim do estoque e estão disponíveis em todas as lojas do Brasil.

Mary Kay

Começou no início deste ano o projeto Primeiros Passos, que visa a alfabetização de mulheres em quatro cidades: Barueri (SP), Betim (MG), Belém (PA) e Campina Grande (PB). A princípio, 300 mulheres farão o curso e, após a conclusão, serão encaminhadas para continuar os estudos no EJA – Educação de Jovens e Adultos. A alfabetização permeia, ainda, temas como empoderamento feminino e violência doméstica.

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M.A.C

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Em 1994, a marca fundou a M∙A∙C AIDS Fund para apoiar financeiramente organizações que trabalham com portadores de HIV. A arrecadação de fundos é feita até hoje com a venda da coleção Viva Glam, que conta com uma dupla de batom + lipgloss. A cada ano, uma personalidade é convidada para ser porta-voz da campanha e assinar os produtos – RuPaul, Pamela Anderson, Cyndi Lauper, Debbie Harry, Rihanna, Miley Cyrus, e Lady Gaga são apenas alguns nomes, sendo Arianda Grande a atual escolhida. Ao todo, já foram arrecadados mais de US$400 milhões!

Vizcaya

A marca mantém o projeto Vizcaya Contra o Câncer, que apoia a luta contra a doença e o resgate da autoestima de mulheres através de oficinas de beleza (com dicas de automaquiagem e técnicas para amarrar o lenço) feitas em parceria com a organização De Bem Com a Vida, coordenada pela ABIPHEC (Associação Brasileira da Indústria Perfumaria, Higiene Pessoal e Cosméticos). A ação concentra-se majoritariamente no Estado de São Paulo, mas também pode ser organizada em cidades distantes. Por fim, a marca também doa parte do valor das vendas da linha Keratina para a instituição.

Lush

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Dentro da linha de produtos da marca britânica há um hidratante chamado de Charity Pot. Como o nome indica, todo o valor arrecadado com sua venda é doado para uma causa. Uma não, várias: por meio de um formulário disponível no site, é possível candidatar um projeto com foco na preservação ambiental, nos direitos humanos e no bem-estar animal que esteja precisando de ajuda financeira. “Pode ser em qualquer lugar do mundo. Priorizamos os pequenos que realmente atuem diretamente na raiz dos problemas e que visem mudar as situações a longo prazo”, explica Renata Pagliarussi, diretora da marca no Brasil. Só no ano passado, o projeto arrecadou £ 5,6 milhões para apoiar causas ao redor do mundo. O Rio Doce Vivo e a ARCA (Aliança de Regeneração da Cultura), ambos ligados ao desastre de Mariana, são os mais novos projetos participantes no Brasil.

Oh! K

O e-commerce colaborativo comandado pela designer Karen Hofstetter, que busca dar visibilidade a marcas em início de carreira, lançou este ano o movimento Naked Lady com o intuito de estimular criações com a temática do feminismo. O projeto leva o nome popular da Amaryllis Belladona, flor delicada e venenosa, e convida mais de 30 designers, artistas e poetas a traduzir em produtos sua interpretação sobre os direitos da mulher. A madrinha da primeira edição é a Anacapri, que desenvolveu sapatos e bolsas com o slogan “o peito do pé também é livre”, e parte dos lucros totais da ação serão revertidas para a ONG Think Olga.

 

The Body Shop

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Parte dos lucros da venda da linha Oils Of life, lançada em março no Brasil e que dura globalmente até o ano que vem, serão redirecionados para financiar o programa Plante Uma Semente, que tem como meta plantar um milhão de sementes de espécies nativas em áreas degradadas da Floresta Protegida Cerro Blanco, no Equador.

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L’Oréal Profissionnel

Sabia que 33 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, mas 60% delas nem desconfiam que estejam contaminadas? Essa realidade existe desde sempre e, com base nela, o grupo L’Oréal procurou a UNESCO para lançar seu Programa de Educação Preventiva Contra a Aids, lançada na África em 2001 e mundialmente em 2005. Apoiada pelo Ministério da Saúde aqui, a marca conscientiza por meio de cursos, participação em feiras e ações diversas, além de incluir um módulo sobre o tema no treinamento de seus cabelereiros – o objetivo é que usem sua voz como amigos próximos e confidentes das clientes para transmitir a mensagem. Por fim, em todo 1 de dezembro é realizado o Salão Solidário, em que todo o valor arrecadado com cortes em todo o Brasil é destinado à Viva Cazuza, que cuida de crianças e adolescentes com o vírus HIV.

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