Conheça o fornecedor secreto de couro das marcas de luxo mundiais
É de uma cidadezinha espanhola que saem as peças em couro que poderão custar talvez milhares de euros nas vitrines...
Os produtos de couro de grifes internacionais de luxo como Louis Vuitton, Gucci, Hermes, Chanel, Chloe, Loewe e Carolina Herrera vêm de bem longe das capitais da moda Milão, Paris, Nova York e Londres. A cidade de Ubrique, no sul da Espanha, é a responsável por fornecer bolsas, carteiras e cintos encomendados pelas marcas e produzidos, um a um, pelos artesãos dali.
Só que isso é segredo por lá. Ninguém pode falar sobre sua produção e assina-se inclusive um contrato de confidencialidade, necessário para evitar que o design de ponta sirva de inspiração a cópias baratas.
Há mais de 200 anos a cidade se especializa em couro – do tingimento a tarefas mais qualificadas, que garantem um produto mais refinado, responsável por sua fama hoje em dia. Mais da metade de seus moradores trabalha no comércio de couro e produz a maior parte dos produtos que é vendida no país, além de suprir grandes empresas de moda no exterior.
As técnicas necessárias para produzir itens de alta qualidade são passadas de geração a geração, um negócio que passa de pai para filho. A tradição de Ubrique e a qualidade do material fornecido atraiu os designers das grandes marcas, além da manutenção do artesanato que respeita o tempo de produção de um único trabalhador, e por isso agrega valor.
No entanto, isso nem sempre é valorizado, sobretudo em tempos de crise quando se procura por opções mais econômicas, direcionando os pedidos de Ubrique à China, por exemplo. Por isso, os artesãos do couro defendem a oficialização do reconhecimento de sua técnica por um rótulo “Made in Ubrique”, pois é notável a diferença de qualidade, com cuidado percebido em cada detalhe da peça, o que acaba reconquistando e fidelizando as marcas.