Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Frente única é peça curinga para o verão! Saiba usar

Geralmente ligada ao sexy, a peça pode sim ter outras linguagens e ser bastante versátil

Por Lorraine Moreira
25 dez 2022, 06h12

Símbolo de liberdade corporal, modernidade, elegância, frescor e sensualidade. Foi assim que Amanda Souza, consultora de imagem, descreveu a frente única, uma peça capaz de adequar-se a qualquer tipo de estilo e que serve para as mais variadas ocasiões, principalmente no verão. Criada em 1917 por Erté, foi popularizada somente na década de 1930, depois de Madeleine Vionnet levá-la para artistas norte-americanas.

vestido frente única elegante
Tecido, profundidade e modelagem definem a casualidade da frente única. (Edward Berthelot/Getty Images)

A frente única é uma roupa que possui uma tira amarrada atrás do pescoço, revelando os ombros e as costas. Na época em que passou a ser objeto de desejo do público, havia uma intensa adoção de itens de moda que remetiam à dita feminilidade, em oposição à década anterior, quando as jovens eram ousadas e andróginas. O corpo ideal daquele momento exigia curvas, especialmente no quadril e no busto, além de ombros largos.

Exibir as costas bronzeadas motivava mulheres a comprarem a peça, originalmente para a cena mais elegante, em composições noturnas e de gala, mas chamou atenção das pessoas por dar um toque de sensualidade, explica a profissional. “A popularização dela e a inserção em looks cotidianos demonstra sua versatilidade, ela é o camaleão dos guarda-roupas femininos.”

frente única com manga
Popularizada na década de 1930, a frente única segue em destaque na moda. (Jeremy Moeller/Getty Images)

Mulheres contemporâneas, clássicas, criativas, dramáticas, esportivas, casuais ou qualquer que seja o estilo conseguem encaixar o modelo em suas produções. “Apesar da frente única trazer essa mensagem de sensualidade e poder feminino, ela serve para qualquer linguagem”, pontua Amanda.

Continua após a publicidade

Como incluir a frente única no guarda-roupa

looks com frente única
Tecidos maleáveis e cores alegres são as grandes pedidas na hora de compor looks casuais. (Streetstyleshooters/Getty Images)

Depois de saber isso tudo, fica a dúvida: como incluir essa peça no meu guarda-roupa? “Antes de mais nada, você precisa saber que a escolha do tecido, a modelagem da peça e a ocasião vão te guiar no processo”, afirma a consultora.

Em momentos mais casuais, ela indica apostar em tecidos maleáveis e leves, como malhas e crochê, em croppeds, por exemplo, combinados ao jeans em calças, shorts ou saias.

blusa frente única com alfaiataria
Composição com pantalonas ou calça de alfaiataria deixam a frente única mais discreta e elegante. (Jacopo Raule/Getty Images)

Já em ocasiões que exigem mais elegância, saias midi ou pantalonas são mais adequadas, assim como tecidos mais nobres. 

Continua após a publicidade
vestido preto frente única
Para produções noturnas, invista em vestidos e brilho. (Edward Berthelot/Getty Images)

Tricôs leves com calças em tons claros conferem elegância aos looks usados no litoral. “Para pessoas adeptas ao estilo contemporâneo, as frentes únicas podem aparecer em macacões ou peças fluidas. Com sandálias ou flats pesadas tem a dose certa de charme”, afirma Amanda.

vestido floral frente única
Para o verão, aposte em tecidos leves e estampas. (Edward Berthelot/Getty Images)

Para composições noturnas, tecidos acetinados ganham destaque. Quando combinados a acessórios, serve para festas, baladas e até mesmo casamentos. “Quem quer diminuir a sensualidade, pode apostar em visuais mais sutis, estampas gráficas e florais também são chave”, termina a especialista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.