Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Casa de Criadores #52: Franjas e plissados dominam terceiro dia

Com uma celebração do afrofuturismo, confira o resumo das trends da sexta-feira do evento

Por Raíssa Basílio
15 jul 2023, 10h31

O terceiro dia de Casa de Criadores #52 foi uma celebração da cultura afro e do upcycling no conceito da transmutação. Ocupando o Centro Cultural São Paulo, a maratona de desfiles começou no jardim e se encerrou na biblioteca.

A Berimbau abriu os trabalhos da sexta-feira (14) com uma homenagem ao futebol feminino. Em seguida, passamos pelas marcas Sukeban Kompany, que enalteceu a comunidade trans com um baita manifesto, e Shitsurei trabalhando a saudade em suas peças de uma forma belíssima.

Desfile de Shitsurei na Casa de Criadores #52
Desfile de Shitsurei na Casa de Criadores #52 (Marcelo Soubhia/@agfotosite/Reprodução)

As apresentações continuaram com os trabalhos de Felipe Caprestano, designer que brinca com o desconforto e o questionamento da sociedade tecnológica, Alexandre dos Anjos com suas estampas à mão inspiradas em cartas de tarô e a alfaiataria moderna de Felipe Fanaia.

A noite foi encerrada com o coletivo PIM (Periferia Inventando Moda), que contou com as marcas Couto e Riddim, a transmutação têxtil da Vou Assim, e o axé afrofuturista de Mônica Anjos.

Abaixo, falamos um pouco sobre as principais tendências do terceiro dia de Casa de Criadores.

Continua após a publicidade

Recortes

Desfile de Shitsurei na Casa de Criadores #52
Desfile de Shitsurei na Casa de Criadores #52 (Marcelo Soubhia/@agfotosite/Reprodução)

Os recortes foram uma técnica recorrente entre os desfiles da Casa de Criadores desde o primeiro dia. Eles continuam presentes até mesmo para misturar diferentes modelagens ou tecidos, criando um efeito moderno e estruturado em peças de alfaiataria e streetwear. Felipe Caprestano, Couto, Shitsurei e Vou Assim trabalharam isso em suas coleções.

Franjas

Desfile de Mônica Anjos na Casa de Criadores #52
Desfile de Mônica Anjos na Casa de Criadores #52 (Marcelo Soubhia/@agfotosite/Reprodução)

Mônica Anjos foi a rainha das franjas. Ela apresentou uma linha que contava uma história de mudança, de quando ela saiu de Salvador e veio para São Paulo. A proposta da coleção é “O futuro é Ancestral“, as referências do ouro vêm abundantes e à Rainha Nzinga Mbandi mostram a resistência na luta da independência de Angola.

Através da ancestralidade e do futurismo, a estilista agrega o surface design e as franjas em suas peças. Elas aparecem estruturadas ou fluídas, varia de acordo com o tecido. Esse acabamento apareceu também nos desfiles de Sukeban Kompany e Riddim.

Continua após a publicidade

Plissado

Desfile de Alexandre dos Anjos na Casa de Criadores #52
(Marcelo Soubhia/@agfotosite/Reprodução)

O plissado apareceu em peso no desfile de Alexandre dos Anjos, na coleção Tarô dos Anjos. A inspiração veio das cartas, e o estilista se baseou nos arcanos que mais gosta. “Eu peguei A Morte, A Estrela e outros mais impactantes para mim. Nessa temporada, estou trabalhando o tarô, essa coisa da adivinhação, de você tentar prospectar e entender o futuro sem saber do que se trata, é tudo um grande devaneio”, explica o designer.

Alexandre usa os Arcanos tanto na estamparia digital, quanto manual. As peças tem um storytelling através das cores primárias, indo do azul, passando pelo vermelho, amarelo e finalizando no branco.

Boca Marrom

Casa de criadores: beleza do terceiro dia com boca marrom.
Casa de criadores: beleza do terceiro dia com boca marrom. (Raíssa Basílio/Reprodução)

Na maquiagem, os delineados seguem reinando, como citamos no primeiro dia de Casa de Criadores, mas outra tendência é a boca marrom, que apareceu na beleza da Shitsurei e de Alexandre dos Anjos.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.