Cannes: festival proíbe nudez e volume; veja os looks mais polêmicos
Novas regras, mesma história: celebridades desfilam looks marcantes e ousados no red carpet mais aguardado do cinema

O Festival de Cinema de Cannes teve início nesta terça-feira (13) e já deu o que falar sobre o tão aguardado tapete vermelho. Às vésperas do evento, já conhecido por ter um código rigoroso de vestimenta, novas diretrizes foram divulgadas, incluindo a proibição de nudez e de roupas volumosas com caudas muito longas.
Celebridades driblaram as novas regras apostando em looks com fendas altíssimas e muito volume. As novas normas de conduta chamaram a atenção após a tendência de trajes com transparência nos últimos festivais e em grandes eventos internacionais, como foi o caso de Bianca Censori no Grammy, que apareceu na companhia de Kanye West num look completamente nu.
“Por razões de decência, a nudez é proibida no tapete vermelho, bem como em qualquer outra área do festival. Trajes volumosos, em particular aqueles com cauda grande, que dificultam o fluxo adequado de visitantes e complicam a acomodação dos assentos no teatro, não são permitidos”, declarou o festival em seu estatuto oficial.

Acima, o look com transparência de Bella Hadid na edição do ano passado do Festival de Cinema de Cannes. Abaixo, na edição de 2023, Jurga Fulti, uma ex-modelo que se tornou dentista, chamou a atenção por seu vestido verde-limão ousado no tapete vermelho do filme Indiana Jones e a Relíquia Perdida.

Jurada muda de look de última hora após restrições
Halle Berry, uma das juradas deste ano em Cannes, precisou fazer uma mudança de última hora após a divulgação das novas diretrizes. A atriz usou um Jacquemus de listras com joias Chopard, mas essa não era sua opção inicial.
“Eu tinha um vestido incrível da Gupta que não posso usar hoje à noite porque a cauda é muito grande. Não vou quebrar as regras. A parte da nudez também é provavelmente uma boa regra”, afirmou à Variety.

O Grand Auditorium Louis Lumière, salão emblemático do Palais des Festivals, hospeda as cerimônias do Festival de Cannes e tem como uso obrigatório trajes de gala e gravata preta para homens e salto para mulheres. As restrições existem há anos, mas nem sempre são levadas ao pé da letra. Equipes de segurança do evento já barraram a entrada de mulheres por não fazerem o uso de saltos altos.

Os looks mais comentados das celebridades

A atriz e supermodelo Heidi Klum apareceu no tapete vermelho com um vestido bastante volumoso, com pétalas de organza rosa. Numa proposta romântica e, ao mesmo tempo, sensual, a estilista Elie Saab fez o uso de uma fenda alta e não poupou tecido para a confecção da cauda, em contraponto com as diretrizes de vestimenta.
Irina Shayk, supermodelo russa, se destacou no primeiro dia com um vestido de poá Armani Privé sem alças e com mangas bufantes. Já nesta quarta-feira (14), optou por um look “all black” e cabelos soltos.

As brasileiras Alessandra Ambrósio e Isabeli Fontana também marcaram presença no tapete vermelho com looks luxuosos. Com um modelo assinado por Zuhair Murad, Alessandra apostou em um vestido de alta-costura apresentado na última semana de moda de Paris.
O Festival de Cannes 2025 se estende até o sábado (24). Ao longo dos 12 dias de evento, mais de 50 filmes serão exibidos e as aparições no tapete vermelho continuam até o último dia do festival.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.