🔥 Esquenta Black Friday com PREÇO BAIXO! Assine Revista Impressa + Digital Premium e aproveite! 🤑

Linda à vera: Astrid Fontenelle fala sobre estilo, cabelos brancos e novo projeto 45+

Astrid Fontenelle conhece o poder de uma boa escolha — inclusive na moda. Aqui, ela apresenta seu estilo em cinco looks

Por Lorraine Moreira 18 out 2026, 16h30 | Atualizado em 18 out 2026, 16h37
Mulher de cabelos grisalhos e longos, vestindo blusa vermelha, com as mãos unidas em frente ao peito, olhando para a câmera com um sorriso discreto. Ela usa vários colares e tem pequenas tatuagens nos braços. Ao fundo, quadros e uma escada de madeira
Vestido Ana de Jour (Fotos: Camila Tuon | Beleza: Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)
Continua após publicidade
Linda à vera: Astrid Fontenelle fala sobre estilo, cabelos brancos e novo projeto 45+ Priorizar nos meus resultados Google

A primeira vez que Astrid Fontenelle não teve medo de ser bonita foi em 2023. Aos 62 anos, diante de uma equipe formada majoritariamente por pessoas com quem nunca havia trabalhado, ela posava para a capa de aniversário da Revista CLAUDIA. “O ensaio abriu uma chavinha em mim. Também posso ser bonita, não preciso ser só inteligente, cheia de conteúdo”, diz ela. Desde então, a apresentadora se sente cada vez mais à vontade com a própria imagem.

Astrid também está mais consciente do espaço que ocupa entre mulheres que passaram dos 45. Foi dessa identificação que nasceu a Àvera, plataforma recém-lançada que reúne entrevistas, newsletter e um videocast em torno de temas como bem-estar, relações e cultura, voltados para esse público. “Percebia que as mulheres queriam alguém em quem confiar para traduzir o que estava acontecendo em vários segmentos”, explica. De volta a uma edição comemorativa da revista, a comunicadora mostra nas páginas seguintes por que se tornou uma referência também de estilo. “Eu e a CLAUDIA temos 65 anos, acho que seria amiga dela. Ela envelheceu muito bem.”

De onde venho

Um cão maltês branco deitado sobre uma bolsa de tecido claro com a inscrição 31 RUE CAMBON PARIS, ao lado de pés femininos com sandálias de salto laranja e pompons vermelhos, exibindo uma tatuagem de coração no tornozelo, em uma escada de madeira
Sandália Botti | (Fotos: Camila Tuon Beleza Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)

Entre os amores que a famosa cultiva, um dos maiores é pelo Brasil. “A gente vive num país de potencial enorme, de um povo maravilhoso, de características culturais riquíssimas.” É também daqui que vem a maior parte do que veste. “Acho uma bobagem você, pessoa pública, querer aparecer na televisão ou numa festa com uma roupa de marca emprestada de fora. Gosto de prestigiar a moda nacional”, comenta.

Vestido Ana de Jour

Continua após a publicidade

Sandália Botti

Imagem que fala

Mulher de cabelos grisalhos e longos sorri, vestindo camiseta branca com estampa amarela e calça jeans customizada com adesivos coloridos. Ela usa colares verdes, pulseiras e anéis dourados. Está em uma sala com paredes laranja, cortinas claras, um piano preto e um tapete persa estampado. À esquerda, um espelho reflete parte de seu corpo e um urso de pelúcia claro.
Jeans e camiseta Tig | Sapato Escudero | Anéis Isabella Blanco (Fotos: Camila Tuon| Beleza: Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Quem primeiro ensinou Astrid a estar sempre bem-apresentada foi sua mãe. “Aprendi a usar salto alto e sandália com ela. Quanto mais pé de fora, mais ela achava sexy”, conta. “Minha mãe dizia: ‘Sua calcinha precisa estar impecável. Vai que você é atropelada no meio da rua e acaba no hospital’”, lembra a apresentadora. “Aprendi que a moda é nosso cartão de visita.”

Jeans e camiseta Tig;

Sapato Escudero;

Continua após a publicidade

Anéis Isabella Blanco

Mãos de uma pessoa com anéis e pulseiras douradas, com tatuagens de linhas finas, e pernas vestindo uma calça jeans clara com patches coloridos, incluindo a palavra DESEJO em destaque
Jeans Tig | Anéis Isabella Blanco (Fotos: Camila Tuon| Beleza: Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Avesso das certezas 

Mulher de cabelos grisalhos e longos, com tatuagens nos braços, sorri levemente para a câmera. Ela veste um conjunto preto listrado de calça larga e blusa de gola alta, com um anel grande no dedo. Está em um ambiente interno com tapete persa, mesa de jantar e uma cadeira com estampa colorida. Ao fundo, uma parede de vidro com paisagem de montanhas e árvores
Conjunto de alfaiataria Tig | Sapato branco Miu Miu (Fotos: Camila Tuon| Beleza: Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)

“Quando eu era jovenzinha, pensava que aos 40 iria usar apenas terninho, porque achava careta”, diz Astrid. “Agora, só quero usar terninho, porque acho a coisa mais descolada.” Neste look, a alfaiataria ganha recortes contemporâneos e uma silhueta que passa longe da da caretice.

Conjunto de alfaiataria Tig

Sapato branco Miu Miu

Continua após a publicidade
Pé feminino com sandália mule branca de salto bloco, textura de cobra e pedrarias brilhantes, unhas vermelhas, apoiado em um banco estofado preto. A pessoa veste calça social preta com listras finas brancas
Sapato branco Miu Miu (Fotos: Camila Tuon| Beleza: Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)

Novos passos

Mulher de cabelos grisalhos e longos, com tatuagens nos braços, usa vestido preto longo com uma rosa vermelha no decote, apoiada em um piano preto Fritz Dobbert. Ela está descalça em um tapete colorido, em uma sala com paredes laranja e cortinas cinzas, com uma janela ao fundo que mostra plantas
Vestido preto crochê Vera Arruda | Sandália Love Yves Saint Laurent (Fotos: Camila Tuon| Beleza: Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)

Astrid Fontenelle descobriu que tinha lúpus em 2012, após conviver por um ano com fortes dores lombares, inchaços e mal-estar. Em decorrência da doença, a apresentadora teve problemas no joelho e passou a evitar saltos. “Ando muito de tênis atualmente”, diz. “Mas consigo usar plataformas, que dão altura e costumam ser mais confortáveis.”

Vestido preto crochê Vera Arruda;

Sandália Love Yves Saint Laurent

Mão feminina segura uma sandália plataforma preta com a palavra LOVE colorida e brilhante na lateral. A mão tem tatuagens de coração e coroa, além de uma joia dourada fina. A sandália tem tiras pretas e fivela prateada. O fundo é um estofado marrom-avermelhado
Sandália Love Yves Saint Laurent (Fotos: Camila Tuon| Beleza: Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)

Très chic

Mulher de cabelos grisalhos, camisa branca e saia longa listrada em tons de verde, azul e dourado, posa em sala com cortinas laranja, sofá mostarda e tapete floral. Ela segura uma pequena bolsa preta com fivelas douradas. Ao fundo, uma bola de espelhos reflete a luz
Camisa Carolina Herrera | Saia Rita Comparato | Sapato Gucci | Bolsa Fendi, comprada em leilão de Glória Maria (Fotos: Camila Tuon| Beleza: Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)

Não faltam regras sobre como uma mulher deve se apresentar depois dos 40. Carolina Herrera, por exemplo, já declarou que apenas aquelas “sem classe mantêm os cabelos longos após os 40”. Astrid decidiu dar sua resposta: “É minha oportunidade de mostrar para a dona Carolina Herrera como pode ficar elegante, com uma blusa dela, este cabelo branco e longo.” E poucas bolsas têm um valor tão especial para Astrid quanto a que completa o look. Ela foi arrematada em um leilão de peças que pertenceram a Glória Maria. “Era a mulher que eu queria ser no futuro”, afirma. “Admirava muito a Glória e, graças a Deus, me tornei sua amiga pessoal. Era uma pessoa muito viva e que, para mim, morreu precocemente.”

Camisa Carolina Herrera

Saia Rita Comparato

Sapato Gucci

Bolsa Fendi, comprada em leilão de Glória Maria

Mulher de cabelos grisalhos, blusa branca e saia listrada colorida, segurando uma bolsa preta com fivelas douradas. Ela usa anéis e colares dourados, com pingentes e pedras verdes
Sapato Gucci | Bolsa Fendi, comprada em leilão de Glória Maria (Fotos: Camila Tuon| Beleza: Laura La Laina e Thata Santa Rosa/CLAUDIA)

5 looks com crochê que são a cara da primavera-verão

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp. 

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

As receitas de CLAUDIA Cozinha na sua mão

Receitas práticas e saborosas para qualquer hora do dia! Seja para um ocasião especial ou até para um jantar rápido e saudável. O aplicativo de CLAUDIA Cozinha com nossas melhores receitas está disponível para iOS e Android.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Capa da revista Veja, smartphone e notebook exibindo conteúdo digital sobre a Black Friday, com fundo escuro e texto repetido BLACKFRIDAYBanner de Black Friday com fundo roxo e preto, exibindo um notebook, um smartphone e uma revista Veja. O notebook e o smartphone mostram páginas de notícias com um carro e ofertas. A revista tem a capa Veja e uma imagem de comida. O fundo repete BLACKFRIDAY em cinza escuro
ECONOMIZE ATÉ 87% OFF

Digital Essencial

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ESQUENTA BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Premium

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 29,99/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês. Após esse período a renovação será de 118,80/ano (proporcional a R$ 9,90/mês).