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Alfaiataria feminina: a tendência que dominou a Paris Fashion Week

Marcas de luxo apostaram na alfaiataria, mas não apenas da maneira que você já conhece (e usa)

Por Lorraine Moreira
18 mar 2023, 08h08

Na Paris Fashion Week, a alfaiataria feminina se estabeleceu como forte tendência para a temporada de outono e inverno. Ternos, calças e blazers feitos sob medida para as mulheres, com tecidos de alta qualidade, como crepe, lã, jacquard e oxford, é o que define essa moda. Chanel, Dior, Saint Laurent e outras marcas de luxo exploraram a alfaiataria desconstruída para trazer contemporaneidade às passarelas.

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“Muitas pessoas acham que peças de alfaiataria são de algum tecido específico, mas é o tipo de corte que a caracteriza”, explica a consultora de estilo Pam Zottis, que completa: “no passado, ela era restrita aos homens e, quando começou, tinha o foco em blazers, calças e camisas, que eram feitas sob medida nos alfaiates, em tecidos mais encorpados, estruturados e de corte reto. Com o tempo, a alfaiataria também teve o seu lugar no armário feminino. E, claro, deixou de ser feita somente por alfaiates e acabou sendo industrializada.”

Se antes ela só comunicava elegância e sofisticação, agora, com a alfaiataria desconstruída, há uma proposta mais moderna, o que foi aproveitado pelas marcas de luxo, de acordo com a consultora de imagem Rita Heroina. “Houve uma evolução interessante nesse universo. A alfaiataria se democratizou e hoje as mulheres buscam contemporaneidade, leveza e modernidade no que vestem, usando vestidos, saias e tops.”

Alfaiataria na PFW

alfaiataria feminina Saint Laurent
Blazer com ombreira maxi, uma referência aos anos 1980, foi o destaque da passarela de Saint Laurent. (Francois Durand/Getty Images)

Em Paris, Saint Laurent apresentou ternos e blazers feitos com material de alta qualidade, cortes precisos e ótimo acabamento. A silhueta das roupas é inspirada nos anos 1980, com tecidos que moldam o corpo e ombreiras estruturadas.

alfaiataria PFW
(Ferragamo/Instagram)

A marca de moda americana The Row apostou na alfaiataria despojada, mais fluida, com casacos e cores clássicas do inverno, como preto, cinza e off-white. Balmain usou veludos e sedas, que construíram alfaiatarias cheias de barras largas e pérolas. Givenchy misturou alfaiataria com pelos, aplicações e brilhos, além de cores e estampas inovadoras.

alfaiataria feminina Givenchy paris fashion week
A alfaiataria na passarela da Givenchy. (Victor VIRGILE/Gamma-Rapho/Getty Images)
alfaiataria feminina Balmain
Alfaiataria também esteve em peso no desfile da Balmain. (Peter White/Getty Images)

Como escolher a alfaiataria ideal

Quem compra alfaiataria deve focar no custo benefício, não no preço. “É uma roupa bem feita, bem acabada, que, por ser atemporal e de alta qualidade, deve durar por muitos anos. E, claro, isso acaba tendo um valor mais alto”, afirma Pam. Para não errar na escolha, Rita indica: “veja se a peça é forrada ou se possui acabamento interno, além de conferir se a queda de ombro está bem posicionada”, o que só é possível experimentando as peças no corpo. “Quando provar os casacos e blazers, procure movimentar os braços pra cima e pra baixo, para ver se a curva do braço perto do cotovelo está confortável”, pontua, e acrescenta: “as calças de alfaiataria não são justas demais e nem muito largas.”

Como compor looks

Muita gente acredita que a alfaiataria é sempre careta porque remete ao uso de roupas sociais, mais sérias e de trabalho. Mas ela serve tanto para comunicar a sofisticação quanto possibilitar looks disruptivos, segundo Pam. “As pessoas se manifestam de diversas formas e essa mistura de formas e tecidos também é uma maneira de se expressar.”

Tudo depende da sua intenção. Se quiser passar a imagem de sofisticada, usar o mesmo tecido e modelagens mais retas é a dica. Se prefere comunicar diversão, aposte no hi-lo, que mistura peças mais certinhas com outras mais descontraídas. “Pode misturar com couro, renda, paetê, tecidos mais leves ou transparentes sem medo. O que não pode, de forma alguma, é usar algo só porque é uma tendência e não ter nada a ver com sua essência e com o seu estilo“, termina.

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