Alexander McQueen nomeia Seán McGirr como diretor criativo
O novo contratado já passou por J.W. Anderson, Dries Van Noten, Uniqlo e Lemaire
Alexander McQueen anunciou nesta terça-feira (03) seu novo diretor criativo: Seán McGirr. Sua antecessora, Sarah Burton, esteve à frente da grife por 13 anos, com uma trajetória marcada por elogios da crítica. Não demorou muito para o nome causar polêmicas ‒ por um lado, há quem acredite que uma mulher devesse assumir a posição, pois o comando da moda de luxo é composto principalmente por homens; por outro, pessoas defendem a chegada de Seán.
Nascido em Dublin, na Irlanda, ele se formou na Central Saint Martins, em 2014. Sua carreira foi iniciada como estagiário na Burberry e, posteriormente, editor assistente na Vogue Hommes Japan. Ele passou por J.W. Anderson, Dries Van Noten, Uniqlo e Lemaire.
Gianfilippo Testa, nomeado no ano passado CEO da Alexander McQueen, disse em comunicado: “Com a sua experiência, personalidade e energia criativa, [ele] trará uma linguagem criativa poderosa para a Alexander McQueen, desenvolvendo em paralelo a sua herança única.”
Segundo François-Henri Pinault, CEO da Kering, um grupo global de luxo do qual a Alexander McQueen faz parte, “Alexander McQueen é uma casa que nos fascina e estamos convencidos de que Seán McGirr continuará a sua jornada com um novo impulso criativo. Estamos ansiosos por abrir este novo capítulo na história desta marca única”.
A maior parte das marcas de luxo, porém, são comandadas por homens. O fato somado à admiração por Sarah Burton, muito celebrada pela moda criada ao longo dos anos na grife, desencadearam perguntas nas redes sociais sobre o motivo de não ser uma mulher para dar continuidade a esse trabalho. Não há como negar: a pressão para sua estreia é grande.