PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

100% digital, semana de alta-costura mergulha no escapismo e volume

Substituindo as tradicionais passarelas, o evento se apropriou com louvor de plataformas digitais por conta da pandemia

Por Fabio Ishimoto
Atualizado em 9 jul 2020, 19h29 - Publicado em 9 jul 2020, 19h07
 (Reprodução/CLAUDIA)
Continua após publicidade

Nove entre dez matérias sobre eventos que acontecem (ou deixaram de acontecer) na pandemia, a expressão “pela primeira vez” dá as caras. E nesta edição da Semana de Alta-Costura, que terminou ontem (8), não foi diferente, já que de forma inédita o principal evento do segmento, em que grifes apresentaram suas coleções de outono/inverno 2020/21, teve sua transmissão completamente digital.

Se o meio foi diferente, a forma também não ficaria para trás. As labels se reinventaram com shootings e vídeos em formato capsula, que foram divulgados em plataformas e redes sociais presentes na nossa rotina virtual, como Tik Tok, Instagram, Vimeo e YouTube. No total, foram mais de 30 apresentações de coleções de marcas como Balmain, Chanel, Gimbattista Valli, Dior,Alexandre Vauthier eViktor & Rolf.

O editor de moda de CLAUDIA, Fabio Ishimoto, acompanhou os desfiles e nos conta os highlights da Semana de Alta-Costura.

Balmain

image (11)
(Divulgação Balmain/Reprodução)

Em um barco em pleno rio Sena, a Balmain realizou um evento com modelos, performance musical da cantora francesa Yseult e dançarinos, tudo transmitido ao vivo pelo TikTok. Misturando peças da coleção atual, como alfaiatarias rigorosas com ares de anos 90, com modelos da história recente da marca, vestidos de ráfia e o bordado com pérolas, a apresentação foi uma homenagem aos 75 anos da grife. A coleção também exibiu peças de antigos designers antecessores, como Oscar de La Renta.

Chanel

image (10)
(Chanel/Mikael Jansson/Divulgação)
Continua após a publicidade

Virginie Viard, diretora criativa da grife, pensou em princesas punks em sua coleção de alta-costura, apresentada com uma produção fotográfica e vídeos. Peças clássicas, como os tailleurs de tweed misturadas a opulentos vestidos bordados de festa, mostram que os códigos icônicos da marca seguem renovados de forma contemporânea, seja com aplicações de bordados e plumas ou em silhuetas diferenciadas, como nas mangas bufantes, em saias volumosas ou barras assimétricas.

Gimbattista Valli

image (9)
(Gimbattista Valli/Divulgação)

Muita opulência nas peças de alta costura exibidas no vídeo de divulgação da coleção, com a modelo Joan Smalls vestindo criações exuberantes, dividindo a tela com cenas de Paris no inverno. O tule é protagonista, usado em muitas e muitas camadas e remete às tradições da alta-costura, com silhuetas volumosas e detalhes minuciosos, como nas aplicações de penas e drapeados delicados. Uma coleção majestosa.

Dior

image (6)
(Dior/Divulgação)
Continua após a publicidade

Inspirada no Théatre de la mode, onde as peças eram produzidas em tamanho reduzido para promover a divulgação da alta-costura ao redor do mundo no pós-guerra, a Dior exibiu 37 miniaturas de criações de Maria Grazia Chiuri em um fashion film exuberante, que criou um universo de fantasia e sonho. No curta, seres mitológicos usam peças plissadas, vestidos coluna, túnicas lânguidas e saias com volume, tudo em sintonia total com a natureza e em uma atmosfera escapista, perfeita para os dias atuais.

Alexandre Vauthier

image (7)
(Alexandre Vauthier/ Inez and Vinoodh/Divulgação)

Em sessões fotográficas feitas em Paris e nos Hamptons, NY, Vauthier apresentou sua coleção retratada de forma otimista e colorida, repleta de peças desejo, como a bermuda de alfaiataria usada com look para a noite e a jaqueta bordada com mangas bufantes. Muitos babados, brilhos metalizados, plumas e cores vivas em uma coleção sensual.

Viktor & Rolf

image (8)
(Viktor & Rolf/Casper Kofi/Divulgação)
Continua após a publicidade

Já conhecidos por suas apresentações provocantes e sempre pertinentes, a dupla exibiu looks bastante apropriados para o isolamento social: slip dress, pijama felpudo com laço matelassado e até um maxi roupão de tecido atoalhado, culminando em um maxi trench coat adornado por corações. Uma coleção conceitual com uma mensagem de humor e positividade para os tempos atuais.

Como ser menos consumista e fazer compras mais inteligentes

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.