Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Preto nos vestidos e na decoração: cor é tendência em casamentos

A cor, antes evitada nas cerimônias, conquista noivos e convidados em celebrações personalizadas, com destaque na moda e na ambientação da festa

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jul 2025, 13h37 - Publicado em 3 jul 2025, 09h00
Vestidos e decoração preto em casamento
O casal de estilistas Dief e Édipo optou por uma cerimônia all black e criou vestidos personalizados para 55 convidadas (Augusto Kayron/Divulgação)
Continua após publicidade

Por muito tempo associado ao luto ou à formalidade excessiva, o preto foi tradicionalmente evitado em celebrações de casamento. No entanto, esse cenário vem se transformando. Em sintonia com o movimento crescente de personalização das celebrações, a cor preta passa a ocupar um lugar de destaque não apenas na decoração das festas, mas também nos trajes.

“Seguindo a tendência da personalização, o preto vem ganhando espaço como uma escolha ousada e sofisticada nos casamentos”, afirma Diego Magnani, CCO do iCasei, plataforma especializada em soluções digitais para eventos.

Ele observa que a preferência pela cor tem sido especialmente notável entre casais que buscam uma celebração autoral, marcada por personalidade e afastada das convenções tradicionais. Esse novo olhar sobre a cor representa também uma ressignificação simbólica. “As novas gerações estão quebrando esses padrões e hoje o preto é entendido como símbolo de elegância, força e sofisticação”, diz o executivo.

A incorporação do preto pode ser vista em diversas frentes: do vestido da noiva ao traje do noivo, da identidade visual do convite à paleta de cores da decoração. Segundo Magnani, as composições mais frequentes combinam preto com dourado, branco, verde-oliva e tons terrosos — opções que equilibram sofisticação e suavidade, criando atmosferas elegantes sem abrir mão da originalidade.

Cerimônia all black

O casamento de Dief Bueno Gomes, de 36 anos, e Édipo Bueno Gomes, de 32, realizado em Laranjal Paulista (SP), viralizou nas redes não apenas pela beleza da cerimônia, mas pela audácia de seu conceito estético. O casal de estilistas decidiu quebrar com as convenções do casamento tradicional e apostou em uma temática ousada: tudo em preto.

“O preto não é muito óbvio em casamentos e queríamos ousar com certa elegância. A cor preta é sinal de sofisticação, luxo e força. Além disso, em países no hemisfério norte sempre foi uma tendência. Por aqui, vemos cada vez mais a escolha da cor ganhando espaço e o gosto dos casais mais ousados e que querem sair do óbvio”, explicou Dief em entrevista a CLAUDIA.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por D & E (@edipoedief)

Continua após a publicidade

Desde a definição da data, a ideia de transformar o casamento em um evento autoral, inspirado no mundo da alta-costura, tomou forma. “Planejamos uma festa que transmitisse um estilo clássico e atemporal, com uma paleta mais sóbria, ideal para o outono. Para nossos trajes, escolhemos o smoking branco e preto, seguindo a estética black tie”, comenta Édipo.

Vestidos e decoração preto em casamento
O casal de estilistas Dief e Édipo apostou no preto e branco ao criar um look confeccionado pelos próprios noivos (Augusto Kayron/Divulgação)

Além da cor, outra surpresa marcante do evento foi o fato de Dief e Édipo terem desenhado e costurado os vestidos de 55 mulheres — entre madrinhas e amigas — para o grande dia. “Para o nosso casamento, que é homoafetivo, sem uma noiva com vestido branco, decidimos criar os looks das nossas amigas com exuberância, inspirados na personalidade de cada uma.”

O processo foi intensivo, com quatro meses de trabalho, e cada vestido foi pensado para respeitar as características e a personalidade de cada convidada. “A ideia de vestir todas as nossas convidadas sempre foi um sonho nosso. Cada uma teve seu vestido desenhado a partir de uma conversa íntima em nosso atelier, onde perguntamos: ‘Qual estilo de vestido você sonha em usar e nunca teve a oportunidade?’”, revela o proprietário do Dief Gomes Atelier.

Continua após a publicidade
Vestidos e decoração preto em casamento
O visual all black estendeu-se às daminhas e pajem da cerimônia (Augusto Kayron/Divulgação)

Com um atelier pequeno, composto por nove profissionais e artesãos, o maior desafio para Dief e Édipo foi a produção de tantos vestidos sob medida em um período tão curto. “O maior desafio foi produzir tantos vestidos com técnicas manuais, respeitando as medidas e estilos individuais de cada convidada”, explica Dief.

Vestidos e decoração preto em casamento
Cada peça utilizada pelas 55 convidadas foi desenvolvida de forma única, com modelagem e costura artesanal (Augusto Kayron/Divulgação)

O cuidado com os detalhes e o respeito pelo corpo de cada uma fez com que o processo fosse demorado e exigisse precisão e dedicação. Os noivos contam que não foram roupas feitas com medidas padrões, cada peça foi desenvolvida de forma única, com modelagem e costura artesanal. Mas, no final, tudo valeu a pena: “Foi uma verdadeira coleção confeccionada em tempo recorde, e o resultado foi muito positivo. Vimos nossas amigas felizes e nós, como noivos, mais do que gratos por realizarem um sonho conosco”, completa Dief.

Continua após a publicidade

Como acertar ao inserir preto num casamento?

A tendência dialoga com o avanço de casamentos urbanos, noturnos e minimalistas, e reflete uma geração que valoriza escolhas estéticas autênticas. O uso de vestidos pretos por madrinhas, por exemplo, tornou-se mais comum, especialmente em cerimônias black tie. “Madrinhas de preto ajudam a criar um visual bonito e elegante no altar e são muito indicadas para casamentos black tie, além de contrastar com o vestido branco da noiva.”

Para os casais que desejam adotar o preto na cerimônia, a orientação é buscar equilíbrio. Na decoração, Magnani recomenda o uso do preto como base ou contraste, e não como elemento dominante. A composição com folhagens, luzes quentes, dourado e arranjos florais vibrantes pode criar um ambiente contemporâneo e impactante, sem carregar o visual. “O segredo está no equilíbrio: combinar o preto com outras cores ou texturas que suavizem o ambiente.”

Vestidos e decoração preto em casamento
Detalhes do convite e da cerimônia de casamento de Dief e Édipo (Augusto Kayron/Divulgação)

Nos trajes, a dica é apostar em tecidos que tragam leveza, como renda, seda ou tule, e explorar detalhes como bordados, transparências ou brilho. Essas escolhas tornam o preto adequado até mesmo para noivas que desejam fugir do branco sem abrir mão de uma aparência delicada. “A silhueta e os detalhes também ajudam a trazer delicadeza e identidade”, ressalta.

A tendência se revela especialmente compatível com eventos realizados durante o outono e o inverno, estações em que cores mais fechadas são bem-vindas. A combinação do preto com tons como marsala ou marrom reforça a sensação de aconchego, enquanto preserva uma estética refinada.

Continua após a publicidade

Magnani conclui com uma reflexão sobre a liberdade estilística que cada vez mais define os casamentos contemporâneos: “Promovemos a ideia de que o casamento deve seguir o estilo do casal. Não tem regras, o que vale é decidirem juntos o que querem fazer ou não no grande dia, e é importante estar confortável com as escolhas.”

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

 

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.