9 passos para organizar sua mudança de casa sem perder a cabeça
Personal organizer ensina a fazer uma mudança leve, organizada e sem estresse

Toda mudança carrega uma dose de expectativa, ansiedade e, claro, trabalho. É um ritual de encerramento de ciclos, começo de outros e, principalmente, de escolhas: o que vale a pena levar para a nova casa e para a nova fase da vida?
Para transformar esse processo em algo menos caótico e mais consciente, a personal organizer Tati Sapia compartilha dicas valiosas. Com planejamento e método, é possível atravessar a mudança de forma organizada, prática e até com um pouco mais de leveza.
1. Comece pela triagem: o que realmente faz sentido levar?
“O primeiro passo é fazer uma boa triagem”, orienta Tati. “Aproveite para repensar o que realmente vale a pena levar pra nova casa. Mudança é o momento perfeito para desapegar do que não te representa mais.” O processo de selecionar o que vai, o que pode ser doado, vendido ou descartado evita levar para a nova fase da vida objetos sem função ou significado.
2. Antecedência é tudo
Nada de deixar pra última hora! Segundo a personal organizer, o ideal é começar o processo pelo menos quatro semanas antes da data da mudança. “Quanto antes, melhor. Assim você evita correria e dá tempo de organizar tudo com calma ou com ajuda, se precisar!”
3. O checklist que salva sua sanidade
Anotar tudo é fundamental. “Inclua datas importantes, quem vai te ajudar, materiais de embalagem, itens que vão com você no carro, atualizações de endereço… Um checklist bem feito evita esquecimentos!”, explica.
4. Desapego inteligente
Se bateu dúvida sobre manter ou não algum item, Tati ensina uma pergunta mágica: “Isso ainda faz sentido na minha vida?” Se a resposta for não, se você não usa, não gosta ou não cabe na sua nova fase, é hora de desapegar. E tudo bem, faz parte.
5. O erro que mais gera estresse (e como evitar)
Deixar tudo pra última hora e jogar os itens aleatoriamente nas caixas é cilada. “Isso só gera mais estresse na hora de desembalar. Planejamento é tudo!”, reforça.
6. Como embalar: por cômodo e com etiquetas
A estratégia mais eficiente é separar e embalar os itens por cômodo. E não subestime o poder de uma etiqueta bem feita. “Isso facilita muito na hora de desembalar, especialmente se tiver ajuda profissional”, explica.
7. Mala de sobrevivência: o kit essencial para o primeiro dia
Nada pior do que chegar na casa nova e não saber onde está a escova de dentes, o pijama ou o carregador. Por isso, prepare uma mala (ou caixa) com os itens essenciais: roupas, produtos de higiene, remédios, documentos, carregadores e até um lanche para o primeiro dia.
8. Na nova casa: por onde começar?
Chegou no novo lar? Priorize o que traz funcionalidade. “Comece pelo banheiro e pela cozinha. Assim você já sente a casa funcionando. Depois vá seguindo com calma, cômodo por cômodo”, sugere.
9. Evitando que a bagunça da mudança vire bagunça eterna
O segredo é simples: dar um lugar para cada coisa desde o começo. “Se cada item tiver seu lugar desde o início, a bagunça não se acumula. E claro: contar com uma personal organizer faz toda a diferença nessa fase. Tudo flui muito mais leve e prático.”
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.