Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Câncer de mama é mais letal entre mulheres negras

Apesar da mortalidade ser maior entre as mulheres negras com câncer de mama, o assunto é pouco falado e existe uma escassez de estudos sobre o tema

Por Lorraine Moreira
21 mar 2025, 20h01
Mulheres negras têm mais chance de morrer com câncer de mama do que as mulheres brancas
Casa Clã 2025 apresenta talk sobre câncer de mama em mulheres negras, com a participação das médicas Marcia Datz Abadi e Elizabeth Santana dos Santos (na foto) (Flavio Santana/CLAUDIA)
Continua após publicidade

As mulheres negras têm 57% de chance a mais de morrer de câncer de mama do que as brancas, segundo o INCA. O tema, porém, é pouco estudado. Com esse dado em vista, a Casa Clã 2025 aborda o assunto na 3ª edição do evento com um talk das médicas Marcia Datz Abadi e Elizabeth Santana dos Santos, patrocinado pela MSD e mediado por Lais Franklin Vieira, editora-chefe da revista Bravo!.

O acesso à informação e à saúde, o diagnóstico tardio e as questões biológicas são causas para que a o câncer de mama seja mais letal entre mulheres negras, segundo Elizabeth. Mas o racismo no consultório também é um dos motivos para o alto número. “Alguns médicos não tocam em mulheres negras, as consultas são menores e o diagnóstico é mais tardio”, pontua Marcia.

Ao mesmo tempo, as mulheres negras têm menos tempo e recursos para cuidarem de si mesmas – e isso está relacionado à economia do cuidado, conjunto de atividades sociais e econômicas relacionadas a cuidados, como serviços domésticos, educação e saúde. Cerca de 65% desse trabalho é realizado por mulheres, principalmente, negras.

Casa Clã 2025 aborda câncer de mama em mulheres negras
As médicas Marcia Datz Abadi e Elizabeth Santana dos Santos falaram sobre a alta mortalidade entre mulheres negras com câncer de mama em um talk mediado por Lais Franklin Vieira (Flávio Santana/CLAUDIA)
Continua após a publicidade

“A mulher negra cuida, tem papéis de cuidado, mas não é cuidada”, afirma Elizabeth. Esse fator pode levar a não realização do tratamento contra o câncer de mama, de acordo com a médica, e isso também afeta no alto número de mortalidade. Além disso, alguns estudos mostram que as mulheres com câncer de mama têm mais chances da doença evoluir para uma metástase. “Se a gente não começar a falar, não vamos sair desse lugar”, comenta Marcia.

O problema é que o câncer de mama na mulher negra ainda é um tema pouco debatido. “Existe uma escassez de estudos brasileiros, os médicos não aprendem isso na faculdade, pelo menos eu não me lembro de ter visto esse assunto durante a graduação, usamos dados de outros países e o assunto é tão subrepresentado no Brasil, que a gente sequer sabe se os números representam a realidade brasileira”, comenta Marcia.

Produzir mais estudos sobre o tema, divulgar informação de qualidade sobre o assunto e levar o acesso ao tratamento a essas mulheres é parte fundamental para diminuir a mortalidade entre esse grupo. Além disso, a prevenção, com a mamografia e o ultrassom, são essenciais.

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.