Chef Ana Luiza Trajano prepara ceia de Ano Novo com a cara da família

E ela aproveita para preparar pratos que, além de deliciosos, ainda podem atrair coisas boas no novo ano

Ao final da ceia de Ano-Novo, a chef Ana Luiza Trajano come uma romã e guarda sete sementes dentro da carteira. Ela acredita que a tradição atrai dinheiro. Se está perto do mar, pula sete ondas fazendo pedidos. Ainda faz questão de passar a virada de roupa nova e de cor clara.

 (João Bertholini/CLAUDIA)

As tradições são muitas nesta época. Há quem não coma carne de aves porque, como elas ciscam para trás, isso traria atrasos na vida; outros listam tudo que gostariam de esquecer em pedacinhos de papel e depois os queimam. Seja qual for a superstição, o que importa mesmo é reunir pessoas queridas, ter a mesa farta e com opções saborosas para iniciar a nova etapa de maneira prazerosa. “Costumo criar um conceito para a celebração e, daí, penso no cardápio, na decoração e na música”, ensina Ana Luiza, que leva só três dias para colocar em pé uma festança.

Com esses detalhes em mente e pensando especialmente em quem não abre mão de dar uma forcinha à sorte, a paulista montou um menu em que os elementos virtuosos não são os protagonistas. O louro, que tempera o recheio do empadão de pupunha e castanhas (ótima opção vegetariana), e também o arroz com lentilhas, por exemplo, trazem sucesso e reconhecimento, segundo as crendices populares.

Já a pimenta, que dá cor ao cuscuz de farinha de Uarini com camarões, espanta o mau-olhado e a inveja. “Para selar o clima de alegria e carinho, chame a família para participar das preparações. Dividam as tarefas. Cada um pode cozinhar um prato; alguém se encarrega de montar uma playlist legal. Quando todos trabalham com o mesmo intento, os laços de cumplicidade se estreitam.”

Confira as receitas: 

1. Cuscuz de farinha de uarini com camarões

 (Roberto Seba/CLAUDIA)

2. Empadão de pupunha com creme de castanha de caju

 (Roberto Seba/CLAUDIA)

3. Arroz com lentilha

 (Roberto Seba/CLAUDIA)

4. Paleta de cabrito com molho de romã e batata assada

 (Roberto Seba/CLAUDIA)

5. Manjar de coco queimado

 (Roberto Seba/CLAUDIA)

6. Cajuína Fizz

 (Roberto Seba/CLAUDIA)

Leia também: Mania de pimenta: os tipos mais populares e receitas usando o ingrediente

Maxixe,quiabo e jiló: descubra como usar o trio em receitas surpreendentes

Siga CLAUDIA no Instagram