Maxixe,quiabo e jiló: descubra como usar o trio em receitas surpreendentes

Os ingredientes podem não ser os mais amados, mas a chef Ana Luiza Trajano mostra que, com alguns truques, surpreendem e conquistam paladares

Muita gente ainda torce o nariz para esses ingredientes sem nunca tê-los provado. E não é pela aparência, não. Ao natural, eles encantam pelo tom verde vibrante.

Em geral, o jiló assusta pelo gosto amargo; o quiabo, por soltar uma baba indesejada; e o maxixe ainda é, digamos, um tanto desconhecido.

Originário da África, assim como o quiabo, se adaptou bem em terras brasileiras e hoje até reina num cozido superpopular no sertão nordestino chamado maxixada. “De sabor semelhante ao do pepino, pode ser servido também fatiado, em saladas, ou picadinho, no vinagrete”, sugere Ana Luiza Trajano exibindo-o na foto. “Há quem prefira raspar os ‘espinhos’ antes de levá-lo à panela”, diz ela.

 (Rogério Voltan/CLAUDIA)

Mais comum no Sudeste, o jiló é, na verdade, uma fruta preparada como legume. Para suavizar o amargor, a chef recomenda consumi-lo ainda verde, mas só depois de deixá-lo de molho em água salgada. “Com milho cozido ou angu, forma um par perfeito”, afirma Ana Luiza.

Já o quiabo se revela o mais versátil da turma. Experimente servi-lo refogado, frito, assado ou simplesmente grelhado na churrasqueira. “Para que ele não solte aquela substância viscosa, basta lavar e secar bem antes de cortá-lo”, ensina a chef. Os três vão bem em conservas.

Confira três receitas para fazer em casa: 

1. Conserva de maxixe

 (Rogério Voltan/CLAUDIA)

2. Quiabo na brasa com manteiga de limão e tucupi preto

 (Rogério Voltan/CLAUDIA)

3. “Caponata” de jiló e alho assado

 (Rogério Voltan/CLAUDIA)

 

Leia também: O queijo nosso de cada dia: Versões artesanais para degustar

Mania de pimenta: os tipos mais populares e receitas usando o ingrediente

Siga CLAUDIA no Instagram

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s