CLIQUE E ASSINE A PARTIR R$ 6,90/MÊS

Samara Felippo relata episódio de racismo com a filha na escola

Segundo a atriz, a menina foi chamada de “negrinha chata” por um colega de classe

Por Da Redação 14 set 2021, 15h49

Nesta terça-feira (14), a atriz Samara Felippo usou o Instagram para contar uma situação de preconceito que sua filha, Lara, de 8 anos, passou na escola. A menina teria sido chamada de “negrinha chata” por um colega, e só teve coragem de contar para a mãe uma semana depois de ter vivido a situação. 

Imediatamente, Samara perguntou à filha como se sentia com isso e orientou a sempre contar também para a professora quando isso ocorresse. “Ela veio me contar isso, sei lá, uma semana depois do ocorrido. E aí, me deu uma taquicardia momentânea e eu falei: ‘filha, está tudo bem? Como é que você recebeu isso? Você precisa falar para a professora na hora'”, relatou. 

Veja também: Companhia das Letras recolhe livro infantil com crianças em navio negreiro

Para não deixar o acontecimento passar despercebido, Samara entrou em contato com a escola da filha. “Porque o menino branco lá que falou não pode repetir isso. Ele precisa aprender que isso é crime… Eu falei: ‘fala para ele que se ele não pagar, os pais dele vão pagar'”, declarou. 

Para a atriz, o erro cometido pelo garoto vem de casa. “Como é que a gente vai começar a ter uma resposta positiva da sociedade se esse menino branco chega na escola, que se diz inclusiva, antirracista, mas em casa os pais são imbecis, e ele vai repetir os que os pais estão falando?”, perguntou.

Continua após a publicidade

Ela também ressaltou que muitas crianças negras deixam de estudar por conta do racismo que enfrentam no ambiente estudantil. “E crianças como a minha filha e tantas crianças pretas que deixam de ir para a escola e são feridas na primeira infância, atravessadas pelo racismo. Eu fiquei muito pu**”, contou. 

A atriz contou que recebeu um e-mail da escola dizendo que conversou com Lara e chamou os pais do menino para uma reunião para reparar o ocorrido.

View this post on Instagram

A post shared by Samara Felippo (@sfelippo)

Continua após a publicidade

Publicidade