Príncipe ator e caçula, o Conde de Wessex salva o dia

Caçula da Rainha, Edward era próximo de Diana e por isso, dos sobrinhos. Hoje (10) ele completa 56 anos

Hoje (10)  é o aniversário de 56 anos do conde de Wessex.

Se não fossem os eventos recentes, pouca gente lembraria do príncipe Edward. Porém ele vem ganhando destaque nos últimos meses. E não é porque não estivesse presente em eventos antes, é porque – com o afastamento de Harry e Meghan – ele e sua esposa, Sophie Rhys-Jones, tiveram que dar um passo à frente para preencher a vaga deixada pelo par.

Príncipe Edward nasceu como o terceiro na linha sucessória . Na contagem atual, Edward sustenta a 11ª posição na ordem pelo título britânico, virtualmente impossível de vir a ser Rei.  O caçula da Rainha Elizabeth, nascido em 1964, quando o reinado de sua mãe já estava mais do que estabelecido, viveu uma vida de pouco destaque.

Entre os filhos da Rainha seu papel era menor: Andrew era o predileto, Charles o primogênito e Anne a filha única. Edward era o príncipe ‘esquecido’. O fato de ter um papel irrelevante na sucessão lhe deu liberdade e Edward aproveitou. Se formou em Artes, sonhou em ser ator e de fato chegou a trabalhar como artista, mas não chegou longe. Tampouco a carreira militar pareceu ser uma opção.

Sempre o coadjuvante

 Edward tinha apenas 16 anos, três a menos que a cunhada, princesa Diana, quando seu irmão mais velho se casou. Ele se dava muito  bem com Diana. Dos sobrinhos e sobrinhas, ele sempre pareceu ser próximo (igualmente) de William e Harry. Quando ele se casou, já nos anos 1990, alguns chegaram a sugerir que buscou uma sósia da ex-cunhada quando se uniu à Sophie Rhys-Jones

O casamento do conde e condessa de Wessex aconteceu em meio ao drama da separação de Charles e Diana. Em algum momento a imprensa tentou transformá-los em celebridade, especialmente Sophie, mas não conseguiram. Eles não se envolveram com nada escandaloso, têm um casamento estável e sempre estão sorrindo. Um alívio para Rainha com tantos desentendimentos entre irmãs (Margaret sempre teve dificuldade em ficar à sombra de Elizabeth, algo que a Rainha se sentia culpada e por isso hoje entende e ajuda Harry) , entre irmãos (Charles e Andrew tem uma relação complicada) e noras (Diana e Fergie). Edward e Sophie são porto seguro,

Não é pouco feito e é notório que Sophie seja apontada como a favorita da Rainha.  

Saia justa por ser tio querido tanto de Harry como de William

Com Sophie, uma jornalista que trabalhava como Relações Públicas, Edward teve dois filhos. Em eventos sociais, sempre foi possível ver que os sobrinhos (e depois as noras) gostavam de estar ao lado dos tios mais novos. São muitos os registros em que eles estão sorrindo e brincando, algo que não deve ter sido fácil para o casal à medida que Meghan, Harry, William e Kate foram se afastando. A saia justa para Sophie e Edward tem sido pública e frequente.

Ficou ainda pior com a decisão acelerada do Sussexit. A movimentação colocou Edward e  Sophie nos papéis originalmente pensados para  Meghan e Harry. Dessa forma, também colocou o casal no meio da briga entre irmãos (literalmente). As figuras constrangidas de Edward e Sophie tentando disfarçar o climão entre sobrinhos e noras é flagrante.

E aí vem um dos principais talentos de Edward. Como tio, ele não parece ter preferidos. Como foi visto ontem (9), no Commonwealth Day 2020, sobrou para ele e Sophie reduzir o constrangimento do reencontro gelado entre casais. Todos muito educados, como manda o protocolo e etiqueta social, mas claramente angustiados e irritados de estarem juntos. A imagem de William e Kate falando (apenas) com Edward e Sophie e Meghan olhando para frente impassível foi ‘traída’ pela rápida expressão de Harry preocupado com a esposa.

Edward se dividiu entre conversar com os dois sobrinhos e foi visto carinhosamente batendo papo com Meghan. Uma situação que a essa altura ele já tira de letra, mas que certamente tanto Harry e William apreciam igualmente.

Constantes no Instagram da Rainha

Edward e Sophie não têm uma vida de redes sociais própria, mas cada dia mais vêm ganhando espaço na conta da Rainha.

Os aniversários dos dois foram presenteados com dois momentos chatos da História recente da Família Real. Em janeiro, no dia do aniversário de Sophie, Harry e Meghan anunciaram o afastamento de suas funções e Edward e Sophie foram obrigados a preencher o espaço em um evento social no Palácio de Buckingham. O fizeram sem trair irritação.

Hoje (10), é dia de parabéns para Edward e a Rainha fez questão de começar o dia com um throwback carinhoso do filho que ontem se esforçou para manter a paz entre os sobrinhos. Parabéns, príncipe Edward!

 

%d blogueiros gostam disto: