Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Eliana compartilha reflexão sobre pausar a vida pelos filhos

Após ficar cinco meses em repouso absoluto por sua gestação de risco, apresentadora retorna às atividades profissionais

Por Da Redação
Atualizado em 5 out 2017, 12h47 - Publicado em 5 out 2017, 12h43

Eliana, 43 anos, está, aos poucos, retomando sua rotina quase um mês após o nascimento de sua filha Manuela. Recentemente a apresentadora noticiou que retornará ao comando do Programa da Eliana no final de outubro.

Para falar sobre sua volta às atividades depois de ficar cinco meses em repouso absoluto por conta da gravidez de risco, Eliana compartilhou um texto da blogueira Fernanda Marques, em seu perfil no Instagram, sobre a necessidade de pausar a vida pelos filhos.

Leia mais: O que é o descolamento de placenta, problema vivido por Eliana

Não pausar a vida

Na reflexão compartilhada por Eliana, Fernanda questiona a imposição feita às mães para que elas não pausem suas vidas para os filhos. Para a blogueira a ideia é curiosa, uma vez que a maternidade é feita, justamente, de pausas. “Por 9 meses, pausa o vinho. Por aproximadamente 40 dias se pausa a vida sexual. Por muitas e muitas noites pausa o sono , pausam a reunião de trabalho, a ligação importante, a oportunidade profissional. Pausa a poupança, porque juntar dinheiro fica difícil. A gente pausa as refeições e os banhos. Pausa os planos de viagens, as saídas com as amigas, as idas ao cabeleireiro. A gente pausa o coração na preocupação e pausa a própria vida para respirar a deles.”

Continua após a publicidade

Filhos para o mundo

Outra ideia que Fernanda questiona ao longo do texto dividido por Eliana é a de que os filhos são criados para o mundo. Segundo a blogueira, mães criam os filhos, sim, para conquistar o mundo. Mas eles nunca deixam de ser um pedaço e um produto delas. “Eu penso, enquanto tomo meu chá e com saudades da minha mãe, que filhos não são do mundo. Nossos filhos são nossos! Eles vieram da gente e voltam pra gente de novo e de novo. Mesmo estando longe, eles são nossos. Nossos pedaços. Nossos produtos. Os produtos de todas as nossas pausas. Porque é na pausa que fortalecemos o vínculo, é na pausa que construímos as memórias. É no pausar da vida, nesse incessante viver pelo outro, em meio às dores e sacrifícios que, como mulheres, muitas vezes nos vemos plenas; e mais do que isso, nos vemos mães”

Leia o texto na íntegra:

View this post on Instagram

"Pausar a vida pelos filhos… Fiquei pensando em quantas vezes, desde que me tornei mãe, já escutei a frase “não pause sua vida pelos filhos, pois eles um dia crescem”; como uma forma disfarçada de menosprezar a dedicação materna. Cria-se o filho pro mundo, todo mundo diz. As asas, as benditas asas. Eu sei, você sabe. Não pausar a vida. Ideia curiosa essa já que ser mãe é viver eternamente de pausas. Por 9 meses, pausa o vinho. Por aproximadamente 40 dias se pausa a vida sexual. Por muitas e muitas noites pausa o sono , pausam a reunião de trabalho, a ligação importante, a oportunidade profissional. Pausa a poupança, porque juntar dinheiro fica difícil. A gente pausa as refeições e os banhos. Pausa os planos de viagens, as saídas com as amigas, as idas ao cabeleireiro. A gente pausa o coração na preocupação e pausa a própria vida pra respirar a deles. Criar para o mundo. O que isso seria? Suponho que minha mãe me criou “para o mundo,” sempre me dando asas. Fui conquistar esse mundão para o qual a minha mãe me criou. Mas a verdade é que eu nunca deixei de ser dela. Um pedaço dela. Um produto dela. Então eu penso, enquanto tomo meu chá e com saudades da minha mãe, que filhos não são do mundo. Nossos filhos são nossos! Eles vieram da gente e voltam pra gente de novo e de novo. Mesmo estando longe, eles são nossos. Nossos pedaços. Nossos produtos. Os produtos de todas as nossas pausas. Porque é na pausa que fortalecemos o vínculo, é na pausa que construímos as memórias. É no pausar da vida, nesse incessante viver pelo outro, em meio às dores e sacrifícios que, como mulheres, muitas vezes nos vemos plenas; e mais do que isso, nos vemos mães" (@eagoracinderela Fernanda Marques) #mariapassanafrente #manuelamrseminstagram

A post shared by Eliana Michaelichen (@eliana) on

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.