Cientista espacial Katherine Johnson é homenageada no Oscar
A cantora Janelle Monaé recebeu a matemática no palco do Teatro Dolby, antes de anunciar o vencedor da categoria de Melhor Documentário.
Um dos momentos mais marcantes do Oscar 2017, que acontece neste domingo (26), foi quando, ao anunciar o vencedor da categoria de Melhor Documentário, a cantora e atriz Janelle Monáe fez um discurso emocionante sobre o caráter exclusivo das narrativas históricas e recebeu a matemática Katherine G. Johnson, de 98 anos, no palco do Teatro Dolby, em Los Angeles.
Leia mais: E o Oscar de CLAUDIA vai para… Veja as nossas apostas!
“Filmes sobre os grandes feitos de homens e mulheres sempre foram muito populares nos livros de história. Mas nem sempre todos foram incluídos, é por isso que precisamos produzir longas para destacar nomes poucos conhecidos, porque suas histórias devem ser lembradas. É o caso de três mulheres que devido às suas genialidades possibilitaram as conquistas astronômicas da nação e iluminaram a condição humana”, disse a intérprete.
Veja também: Ryan Gosling: a trajetória e a vida pessoal do indicado ao Oscar
Janelle, Octavia Spencer e Taraji Hanson deram vida à trajetória das matemáticas Mary Jackson e Dorothy Vaughan e da física Katherine G. Johnson: um trio de mulheres negras que trabalharam na NASA e tiveram sua competência ofuscada pelo racismo. A história contada no longa Estrelas Além do Tempo, que concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz Coajdvuante e Melhor Roteiro Adaptado.
Antes de ter anunciado a vitória do longa O.J. Made In America, que conta a história do astro de futebol Orenthal James Simpson, acusado de assassinar a esposa e seu melhor amigo, Janelle chamou ao palco Katherine G. Johnson, a primeira mulher negra a ser promovida chefe de departamento na NASA, que agradeceu os aplausos com um sonoro e fraterno “Obrigada”.
Leia mais: Confira os indicados ao Oscar 2017