Ana Furtado faz post emocionante sobre sua primeira quimioterapia

Apresentadora descobriu um câncer de mama em estágio inicial e já fez cirurgia

Ana Furtado fez um post emocionante em seu Instagram sobre a sua primeira sessão de quimioterapia. Aos 44 anos, a apresentadora do “É de Casa” foi diagnosticada com um câncer de mama em estágio inicial.

“Foram muitas etapas até chegar aqui. Desde o baque do diagnóstico, passando por todas as vezes em que tive que dar a notícia a alguém que amo, os instantes antes da cirurgia até o dia em que decidi abrir meu coração pra todos vocês por esse mesmo canal. Durante essa fase inicial, a força e o carinho que recebi – de familiares, amigos, médicos e todos que me enviaram mensagens – foi essencial. Minha fé, esperança e coragem para enfrentar as próximas etapas foram reforçadas e revigoradas. E acredito que compartilhar essa luta pode servir como força e inspiração para muitas pessoas – não apenas as que passam pelo mesmo processo que eu – mas também aquelas que vivem situações tão difíceis quanto. A primeira sessão de quimioterapia já passou. Muitas etapas ainda virão. E seguiremos juntos, firmes e nos fortalecendo no amor, no afeto e na fé. ❤”, escreveu a apresentadora.

View this post on Instagram

Foram muitas etapas até chegar aqui. Desde o baque do diagnóstico, passando por todas as vezes em que tive que dar a notícia a alguém que amo, os instantes antes da cirurgia até o dia em que decidi abrir meu coração pra todos vocês por esse mesmo canal. Durante essa fase inicial, a força e o carinho que recebi – de familiares, amigos, médicos e todos que me enviaram mensagens – foi essencial. Minha fé, esperança e coragem para enfrentar as próximas etapas foram reforçadas e revigoradas. E acredito que compartilhar essa luta pode servir como força e inspiração para muitas pessoas – não apenas as que passam pelo mesmo processo que eu – mas também aquelas que vivem situações tão difíceis quanto. A primeira sessão de quimioterapia já passou. Muitas etapas ainda virão. E seguiremos juntos, firmes e nos fortalecendo no amor, no afeto e na fé. ❤

A post shared by Ana Furtado (@aanafurtado) on

Foi também no Instagram, por meio de um vídeo, que ela revelou a doença ao grande público, ressaltando a importância do autoexame, que pode servir como um primeiro alerta sobre alterações na mama.

“Depois de um autoexame, seguido de mamografia, descobri um câncer de mama em estágio inicial. Foi um baque muito grande quando eu descobri a notícia.”

Na legenda que acompanha a gravação, Ana lembra que o autoexame não é suficiente para o diagnóstico da doença, mas é um auxílio e serve de alerta para perceber alterações na mama  – que podem ser confirmadas com a mamografia. “ Caso ache algo estranho, procure um mastologista (médico especialista em mamas) como eu fiz. O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista mas pode ser o primeiro sinal de alerta. Se cuide!”

No vídeo publicado na rede social, Ana conta que o tratamento da doença já teve início e que, inclusive, uma cirurgia para a retirada do tumor foi realizada. “Já operei, já tirei meu tumor. Agora preciso fazer todo o processo de tratamento pós-cirúrgico, que inclui a químio.”