Clique e assine com até 75% de desconto

Qual o cão mais inteligente do mundo? Cachorra brasileira está na disputa

A cachorra brasileira Gaia, de dois anos, conhece o nome de mais de 80 brinquedos

Por Da Redação Atualizado em 12 nov 2020, 15h36 - Publicado em 12 nov 2020, 15h00

Pesquisadores da Hungria estão realizando o Genius Dog Challenge,  uma competição que coloca seis dos cães mais inteligentes do mundo, um contra o outro, para mostrar quem é capaz de aprender melhor os nomes de novos objetos.

“O Genius Dog Challenge é parte de um projeto maior de pesquisa sobre aprendizagem e processamento de línguas em cães”, disse a Dra. Claudia Fugazza, pesquisadora de comportamento canino da Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste, à CNN.
Ela contou que a pesquisa já dura mais de dois anos e que os pesquisadores estão procurando cachorros que tenham a habilidade de aprender nomes de objetos, o que parece ser uma competência rara. Apenas alguns cachorros conseguem aprender com facilidade diversos nomes, a maioria tem dificuldade para aprender algumas poucas palavras.
A primeira fase do concurso dá aos competidores uma semana para aprender os nomes de seis brinquedos, e a segunda fase vai dobrar esse número. Todos os pets participantes da competição são da raça Border Collies, vindos da Espanha, Holanda, Hungria, Flórida, e claro, um representante do Brasil. A cachorra Gaia, de dois anos, conhece o nome de mais de 80 brinquedos e está no páreo para o título de mais inteligente do mundo.
Não que haja uma preferência pela raça Border Collie, mas segundo disse a pesquisadora à CNN, os cães habilidosos em aprender dezenas de nomes eram todos dessa raça.  A pesquisadora contou uma vez ter testado um cão da raça Yorkshire terrier que tinha essa capacidade, mas ele já faleceu.
Com a competição, o objetivo é descobrir o que diferencia esses cachorros dos demais e de onde vem essa habilidade extraordinária.
O evento já começou e vai até segunda-feira, 16 de novembro. O concurso será transmitido ao vivo no YouTube e Facebook .
Confira o vídeo em inglês do teste pelo qual passou a cachorra Gaia antes da competição:
Veja também
Jovem descobre que seu gato era na verdade um animal selvagem
Cãozinho com rabo na testa é resgatado

Cachorro furta brinquedo de loja e volta para devolver – assista aqui

Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva:

Publicidade