Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Detox pós-festas: como se recuperar dos exageros de Natal e Ano-Novo

Voltar a rotina de exercícios e a se alimentar bem são a chave para o sucesso

Por Naiara Taborda
25 dez 2022, 08h34

A mesa farta é característica das festas de fim de ano, especialmente do Natal. O medo de comer exageradamente e prejudicar resultados adquiridos a partir do plano alimentar e da rotina de exercícios, no entanto, aparece na mente de parte das pessoas. Mas você sabia que, em um contexto de celebração e confraternização, restringir-se não é a melhor opção? E para você que acabou exagerando, não tem problema: é possível fazer um detox pós-festas e voltar ao ritmo. 

Segundo Vitória Falcão, nutricionista, as pessoas encontram maior dificuldade em seguir uma dieta nessa época, pois a oferta de alimentos é maior. “Mas a comida e saber desfrutar desse momento também é importante”, afirma. O mesmo ocorre durante todo o verão, já que muita gente está de férias. 

Equilíbrio é tudo!

Um dia fora da dieta não é capaz de atrapalhar meses de dedicação, segundo a especialista. “Você pode comer de tudo, mas não tudo de tudo”, ou seja, não é necessário ter uma alimentação restritiva, mas o exagero não é indicado. 

“Moderação é a chave do sucesso, escolher aquilo que é inédito ou você gosta mais em detrimento do que você consome diariamente também é uma dica.”  Falcão explica que comer um pouco de tudo pode evitar ansiedade e, paralelamente, não fugir do plano construído.

Continua após a publicidade

Invista em alimentos diuréticos 

Depois da ceia, o consumo de alimentos diuréticos, ou seja, que possuem alto teor de água na sua composição, gera uma série de benefícios, de acordo com a nutricionista. Eles são uma fonte de vitaminas, minerais e fibras, importantes reguladores do metabolismo. Além disso, contribuem para a hidratação e, por isso, desincham o corpo. 

Não precisa fazer compensação

Consumir tudo de uma vez e, depois, fazer uma dieta restritiva é rotina para parte das pessoas. Mas isso não é saudável – física ou mentalmente. Além disso, “fazer compensações não é necessário. No dia seguinte, tudo deve voltar ao normal. Coma de forma saudável, exercite-se e siga a rotina”.

O importante é ter constância

Para Falcão, manter bons hábitos alimentares, físicos e beber água com constância é o que vai permitir a criação de resultados. “Dessa forma, os dias em que você não praticar isso, serão inofensivos”.

Continua após a publicidade

Durma bem

Ao dormir, há a desintoxicação corporal de substâncias que não devem ser absorvidas. A qualidade do sono também têm impactos diretos na regulação de hormônios e na queima de gordura. 

Uma forcinha dos sucos detox

Sucos detox podem ser consumidos nos lanches, e podem ajudar a equilibrar o corpo depois de exagerar no álcool e na alimentação, isso porque são ricos em antioxidantes, ajudam na recuperação e bom funcionamento do fígado e rins e reduzem a retenção de líquidos. Abaixo, você confere algumas receitas.

Cubo Verde

Você vai precisar de: couve-manteiga (ou substitua por: agrião, folhas ou talo de brócolis);

Continua após a publicidade

Modo de Preparo: Lave bem a couve-manteiga, pique, e liquidifique com o mínimo de água possível. Coloque em formas de gelo e congele. No dia seguinte você pode desenformar esses cubos e guardar em sacos plásticos no congelador.

Obs: Você também pode acrescentar hortelã, alecrim ou gengibre.

Além de ricos em ferro, sucos verdes são ótimos aliados para o bom funcionamento do estômago.
Além de ricos em ferro, sucos verdes são ótimos aliados para o bom funcionamento do estômago. (Olena Ruban (Getty)/Reprodução)

Suco Verde

Você vai precisar de: 1 folha de couve; ½ abacaxi; 1 pepino; 1 cenoura; 1 cm de gengibre; 200 ml água ou água de coco natural;

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e congele em formas de gelo, ou copos descartáveis. Quando for tomar o suco, bata 4 cubos congelados com o mínimo de água.

Suco Detox de Cenoura com Maçã

Você vai precisar de: 1/2 cenoura; 1 maçã; 1/2 pepino; 2 colheres de sopa de Chia; 1 copo de água de coco; 1 folha de couve Hortelã

Continua após a publicidade

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, e congele em formas de gelo, ou copos descartáveis. Quando for tomar o suco, bata 4 cubos congelados com o mínimo de agua

Suco Digestivo

Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos; 1 cenoura; 1 xícara (chá) de talos de erva doce; suco de limão e raspas da casca;

Modo de preparo: Liquidifique todos os ingredientes com um pouco de água filtrada.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.