As tendências de piso que vão dominar 2026 — e renovar sua casa já no início do ano
Arquitetas revelam as tendências de piso para apostar na decoração no próximo ano; confira
Com o fim de ano se aproximando, bate aquela vontade de renovar a vida e começar 2026 com tudo novo — inclusive, a casa. Mas se eu te disser que, ao invés de uma reforma geral na casa, uma troca de piso pode renovar as energias e trazer uma cara totalmente nova para o ambiente?
Sem dúvidas, um piso bem escolhido pode trazer conforto visual para os espaços. Pensando nisso, conversamos com as arquitetas Bruna Pincelli e Juliana Fabrizzi para entender quais pisos estarão em alta no próximo ano, e como adaptar as tendências à personalidade da sua casa.
A estética que não fará parte de 2026
As arquitetas concordam: pisos polidos e brilhantes estão longe de serem as principais escolhas para 2026. “A estética do cinza, do industrial, está sendo deixada de lado. Quase não veremos brilho”, diz Bruna.
De acordo com Juliana, as imitações sem naturalidade também perdem espaço na arquitetura. “O luxo está no natural e na veracidade dos materiais, não na aparência artificial”, afirma.
Principais tendências de piso para 2026
Se a estética artificial ou brutalista perde espaço, os elementos naturais ganham protagonismo nos próximos anos. “Pisos neutros, texturas orgânicas, tons terrosos e peças em formatos cada vez maiores — tudo alinhado ao minimalismo aconchegante”, explica Bruna.
Para a arquiteta, a o lifestyle que valoriza momentos de descanso também ganha espaço na decoração, se refletindo em ambientes acolhedores pensados para o relaxamento.
Se de um lado o minimalismo se destaca, para Juliana Fabrizzi são as tendências máxi que ganham relevância. “Vejo o uso crescente de pisos e pastilhas com padrões geométricos e cores marcantes, assim como mosaicos de pedra natural e materiais feitos com processos sustentáveis”, diz.
Por fim, a conclusão é a mesma: a tendência aponta para pisos com personalidade, textura e naturalidade — sejam eles minimalistas ou não — a ideia é que façam sentido e dialoguem com o estilo de vida dos moradores.
O piso ideal para cada ambiente
Mas afinal, o mesmo piso pode ser usado em toda a casa? De acordo com as arquitetas, não é o ideal.
Áreas sociais
A madeira é uma ótima escolha, especialmente em ambientes mais frios ou com pouca luz. “As pedras naturais e os porcelanatos com grãos minerais também são alternativas elegantes e duráveis, assim como os pisos tecnológicos que combinam resinas e compostos naturais”, explica Juliana.
Cozinhas
Porcelanatos lisos e cerâmicas decoradas são ótimas opções, desde que não tenham estampas muito cansativas.
Banheiros
Pastilhas, granitos escovados e mármores menos porosos unem beleza, conforto e praticidade.
Áreas externas
Pedras naturais, os seixos, os tijolos e os porcelanatos técnicos são os mais indicados, garantindo resistência e integração com a paisagem.
“Nas áreas molhadas, num geral, vemos uma alta dos revestimentos em formatos diferentes, assim como chão e parede no mesmo estilo“, acrescenta Bruna.
Pisos aliados do conforto térmico
Para as arquitetas, os materiais naturais são aliados quando o assunto é conforto climático, além de trazerem uma sensação tátil agradável e contribuírem para o bem-estar do ambiente.
“As madeiras e as pedras naturais ajudam a manter o equilíbrio da temperatura: no frio aquecem e no calor refrescam”, afirma Juliana, reforçando como a escolha do piso pode influenciar no bem-estar geral da casa.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.





