SOS Casa: Porcelanato líquido
O que é esse produto? Há semelhanças técnicas com o porcelanato tradicional?
Algumas empresas usam a denominação para oferecer um revestimento que tem o aspecto parecido com o do material original. Porém, trata-se de uma resina epóxi termofixa, aplicada na forma líquida, que enrijece ao ser misturada com catalisadores.
Segundo Ana Andrade, diretora comercial da PLBH, de Belo Horizonte, especializada nesse acabamento, o que difere esse produto de uma tinta de piso – a exemplo de emulsão – é a conquista de uma camada mais espessa. “Conseguimos fazer uma cobertura de até 10 mm de espessura, resistente, impermeável e sem emendas”, explica. “O material pode ser usado sobre qualquer superfície existente, seja cerâmica, pedra, concreto ou madeira.
Além disso, não tem cheiro, seca em aproximadamente 12 horas e está disponível em diversas cores e estampas”, complementa Cris Estevam, diretor da carioca Vianna’s Porcelanato Líquido. Para se ter uma ideia em relação aos custos, a empresa cobra R$ 300 o m² do piso liso aplicado (para superfícies acima de 5 m², o valor é reduzido).