Como escolher a melhor cadeira para a sala: 5 dicas e inspirações
Arquitetos dão dicas valiosas para que você acerte na decoração; veja também projetos para se inspirar

Quando se fala na sala, automaticamente pensamos no sofá, correto? Mas existe outro móvel que faz bastante diferença na decoração: a cadeira. E como escolher a melhor cadeira para a sala? CLAUDIA traz dicas de arquitetos para que você acerte em cheio na decisão.
Como escolher a melhor cadeira para a sala

1. Questione a finalidade da cadeira
Um único modelo pode se destacar em uma sala neutra ou complementar um conceito clássico, rústico ou contemporâneo. Mas antes de sair comprando, pense na sua rotina e se pergunte: o quanto a cadeira será usada? Tenho crianças ou pets?
“Tem que existir uma circulação, um espaço livre entre a cadeira e o elemento de fundo desse espaço”, explicam os arquitetos Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto, à frente da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura.
2. Leve em consideração crianças ou pets
Para casas com pets ou crianças, tecidos com alta porcentagem de poliéster são mais indicados por serem fáceis de limpar, resistentes ao desgaste e ao surgimento de bolinhas (pilling).
“Hoje, o mercado já oferece versões com toque macio, biodegradáveis e até com tecnologia contra líquidos e arranhões. Se a ideia é unir sofisticação e conforto, tecidos como veludo, jacquard e bouclé são excelentes opções”, diz Mariana Meneguisso.
Segundo a arquiteta, eles agregam textura e requinte, porém, exigem mais cuidado e são ideais para ambientes com pouca circulação ou rotina mais tranquila. Outras opções duráveis incluem couro, tecidos sintéticos e PVC, ideais para quem prioriza praticidade no dia a dia.
3. A cadeira ideal para cada estilo de decoração

Essa é outra dúvida comum. Antes de tudo, veja qual é o estilo de decoração de sua sala. Gleuse lista como combinar a cadeira com cada um:
- Estilo clássico: cadeiras com linhas elegantes e materiais nobres, como madeira entalhada e tecidos sofisticados;
- Estilo moderno ou tecnológico: aposte em cadeiras com design ousado, formas inovadoras e materiais como metal, acrílico ou plástico injetado;
- Estilo vintage ou retrô: cadeiras com pegada dos anos 50 a 70, com pés palito e estofados estampados, são ótimas escolhas;
- Estilo rústico: modelos em madeira natural, palha ou couro envelhecido reforçam a estética do campo;
- Estilo minimalista: prefira linhas retas, cores neutras e materiais simples, como madeira clara ou metal.
4. Escolhendo a cor da cadeira

A personalidade do morador é fundamental para definir a cor ou estampa da cadeira que será utilizada. “Para quem gosta de ousar, estampas geométricas, florais ou até animal print podem dar um toque fashion e divertido ao ambiente. Para os mais conservadores, cores neutras e tecidos clássicos como linho ou bouclé garantem elegância e atemporalidade. Em ambientes neutros, uma cadeira colorida pode ser o ponto de contraste que dá vida ao espaço”, diz Gleuse.
Ideias de decoração com cadeira na sala
Mix de design

Na busca da combinação de uma casa brasileira com um “quê” modernista, o projeto do escritório Rodra apostou em cadeiras de design autoral de nomes como Claudia Moreira Salles, Jader Almeida e Gustavo Bittencourt sobre o piso de madeira de demolição com acabamento branco fosco. Elas ornam com as obras de arte da coleção e peças que o casal proprietário já tinha.

Na sala de um casal de galeristas projetada pelo arquiteto Lucas Jimeno Dualde, o mix de design está presente nas cadeiras e móveis assinados por Carlo Hauner, Martin Eisler, Joaquim Tenreiro e Sergio Rodrigues, que dividem o espaço com obras de Solange Pessoa, Michael Dean e Patricia Leite.
Cantinho de leitura

A combinação da poltrona Jangada, criada em 1968 por Jean Gillon, com uma luminária de chão antiga Dominici garimpada na Feira do Bixiga, em São Paulo, criou um cantinho de leitura super aconchegante na sala projetada pelos arquitetos Carlos Davi e Fernando Sabaine, do escritório 222 Arquitetura, em um apartamento na capital paulista. Obras de arte, sofá assinado pela dupla e piso de cimento queimado completam a decoração do ambiente.
Fazendo dupla com mesinhas

Cadeiras na sala junto a mesas de apoio ou de centro também são uma boa combinação, deixando o espaço livre para confraternizações, parar um pouco durante a correria do dia a dia ou jogar conversa fora. Foi no que apostou a arquiteta Ana Carolina Queiroz neste projeto em tons claros e materiais naturais.
Para sentar e conversar

Você pode dispor as cadeiras de forma que fiquem integradas para uma conversa com quem está no sofá. No projeto do escritório Ana Toscano Arquitetura, a disposição dos móveis foi pensada para que amigos e familiares possam colocar o papo em dia com conforto e sem pressa.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.