Décor com ousadia: o lar moderno de Jeska Grecco e Leandro Neko
O apartamento dos influenciadores reflete escolhas ousadas, vida criativa e as histórias que o casal acumula dentro e fora da internet

Quando Jeska Grecco (@jeskagrecco) e Leandro Neko (@leandroneko) abriram a porta de seu novo apartamento pela primeira vez, sentiram o que chamam até hoje de um “encontro imediato”.
Ali, naquele espaço iluminado por janelões e emoldurado pelo verde de uma rua arborizada de Perdizes, em São Paulo, nasceu não apenas uma casa, mas um capítulo importante da vida a dois.
“Na hora que a gente entrou, parecia que o apartamento estava nos esperando”, recorda Leandro. Eles se mudaram em abril deste ano, trazendo o desejo de criar um lar com a própria assinatura — algo que nunca haviam conseguido antes.

A decisão aconteceu depois de três anos esperando por um imóvel comprado na planta. O atraso virou gatilho para uma reflexão sobre tempo e expectativas. “Era um sonho, mas chegou a um ponto que pensamos: vamos pegar o dinheiro de volta e procurar um lugar pronto”, contam.
A escolha abriu espaço para uma busca pragmática: um endereço com metragem generosa, já que os dois trabalham de casa, e um bairro onde a vida pudesse acontecer a pé.

Camadas de personalidade
Desde o início, Jeska e Neko tinham clareza do que desejavam. “A gente não queria um apartamento genérico. Queríamos que, ao entrar, as pessoas dissessem: ‘Este é o apartamento da Jeska e do Neko’”, diz ele.
Para materializar essa ideia, chamaram as arquitetas Ana Dix e Fernanda Sabbag, parceiras antigas que conheciam bem o casal. “Elas já tinham essa leitura da nossa vida, sabiam nossos gostos e como a gente funciona”, explica Jeska.

Essa sinergia acelerou decisões estéticas e práticas. “Foi uma experiência gostosa, porque elas capitanearam tudo. A gente não tinha noção do que era uma obra, aprendemos no processo.”
O projeto começou simples: derrubar uma parede e atualizar acabamentos. Mas, como quase sempre acontece em reformas, tudo evoluiu. Ao longo de quatro meses, nasceram soluções que unem personalidade e funcionalidade.

Um dos pedidos era manter as vigas descascadas do prédio, imprimindo um ar brutalista sem cair no clichê industrial. “Queríamos que elas estivessem ali, mas sem definir o projeto”, explicam. Para equilibrar o toque urbano, entrou em cena um ladrilho hidráulico rosa na cozinha — sugestão das arquitetas.

“A gente queria cor, mas foram elas que deram o tom para onde ir”, detalha a moradora. Hoje, o rosa convive com o vinho dos armários e com a madeira clara que percorre os ambientes.

Nos escritórios de cada um, as cores favoritas do casal marcam presença: amarelo para ela, azul para ele. “Eu sabia que queria meia parede azul. É uma cor que, automaticamente, me traz um sentimento bom”, conta Leandro.

Além da paleta vibrante do apartamento, a marcenaria revela escolhas que traduzem a vivência do casal. É num cantinho personalizado, ao lado da mesa de jantar, que fica a estante criada para exibir seus vinis — hobby que ocupa lugar de destaque.

“Nada aqui é por acaso, mas também nada é só estética. Tudo carrega uma história”
Jeska Grecco, criadora de conteúdo
O estar revela ainda objetos que contam histórias: lembranças de viagens, pôsteres trazidos direto da lua de mel e um saleiro em forma de onça garimpado por impulso. “Nada aqui é por acaso, mas também nada é só estética. Tudo carrega uma história”, descreve Jeska.

O podcast que mudou tudo
Muito antes de pensar em paredes e marcenaria, Jeska e Neko já tinham um traço em comum: a criatividade. Ela começou a carreira na publicidade; ele, no marketing e na música, acompanhando bandas de Porto Alegre. Em 2020, quando o mundo parou, os dois criaram o podcast Diário de Bordo.

A ideia inicial era simples: 15 dias de gravação, um respiro diante do caos silencioso da pandemia. “Gravamos o episódio inicial no primeiro dia do lockdown. Achamos que iria durar duas semanas”, relembra Leandro.
Devido ao cenário que se prolongou muito além disso, no primeiro ano foram ao ar exatos 365 episódios. Hoje, somam mais de 1.400.
O tom sempre foi intimista e bem-humorado, com relatos banais da vida cotidiana, que funcionavam como companhia para quem ouvia. “Era um escape, mas também uma forma de ajudar as pessoas a não se sentirem sozinhas. Criou-se uma comunidade muito forte”, explica a idealizadora.

Com o sucesso, vieram novas frentes: canal no YouTube, gravações em vídeo e uma rotina intensa de produção que exigia mais espaço. “Precisávamos de ambientes separados para gravar e guardar equipamentos caros, longe dos gatos [risos]. Foi uma das principais razões para buscar um imóvel maior”, revela o casal, que divide a casa com seus quatro pets.

Entre cozinhar e celebrar
Com o ambiente integrado, o ato de cozinhar ganhou um significado novo. “Antes a gente cozinhava só para se alimentar, mas aqui virou ritual. Às vezes penso: ‘Não fiz essa cozinha inteira para preparar um omelete’. Então abro um vinho e faço um risoto”, brinca a publicitária.

A sensação de celebração se estendeu pelos primeiros meses: “Toda noite parecia festa. Comprávamos vinho, inventávamos um prato. Era como comemorar a conquista todos os dias”.

“Toda noite parecia festa. Comprávamos vinho, inventávamos um prato. Era como comemorar a conquista todos os dias”
Leandro Neko, criador de conteúdo
Mesmo com a obra concluída, a casa continua em movimento. Entre as ideias para a segunda fase está integrar um dos quartos à sala com divisória de vidro e ampliar o closet. “Só morando a gente entende o que faz sentido. Agora sabemos onde queremos mexer”, aponta Leandro.

Para eles, mais do que um endereço, o apartamento simboliza tempo, aprendizado e história. “Depois de tantos anos em lugares que não eram nossos, a gente tem um espaço que carrega tudo o que gostamos e acreditamos”, conclui Jeska, olhando para o janelão emoldurado pelo verde de uma árvore do bairro.
CRÉDITOS DE PRODUÇÃO
Texto Marina Marques
Fotos Mayra Azzi
Edição de arte Catarina Moura
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.