PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quando lavar as mãos foi considerado, literalmente, uma loucura

A história do médico húngaro que foi internado por demandar que seus colegas adotassem procedimentos mais higiênicos

Por Ana Claudia Paixão
Atualizado em 15 out 2020, 19h42 - Publicado em 20 mar 2020, 12h25
 (Reprodução/Google)
Continua após publicidade

Ignaz Semmelweis, um médico húngaro, no século 19, defendeu e instituiu procedimentos  antissépticos nos hospitais europeus. Isso mesmo, as condições antes eram tão sujas que sangue, suor, fungos e vermes proliferavam nas camas dos hospitais. Nem os médicos lavavam as mãos.

O médico húngaro – também conhecido como ‘salvador das mães’- fez a associação ao alto índice de mortes pós-parto às péssimas condições de higiene adotadas na época. Ele descobriu que o simples ato de lavar as mãos reduzia drasticamente para apenas 1% o risco do que chamavam ‘febre de parto’. Claro que ele não usava apenas água, Dr Semmelweis lavava as mãos com hipoclorito de cálcio.  Porém houve uma enorme resistência quanto à descoberta do médico, especialmente porque ele não tinha argumentos científicos que pudessem explicar sua ‘descoberta’.

Incrível que pessoas educadas como médicos reagiram ofendidos quanto à sugestão de lavar as mãos. Frustrado, segundo amigos e parentes, Semmelweis aos poucos foi perdendo a estrutura emocional. Em 1865, ele foi internado em um manicômio como louco e morreu 14 dias depois, aos 47 anos, após ter sido espancado pelos guardas. Anos após sua morte, Louis Pasteur traduziu para a ciência o que o húngaro não conseguiu, que foi confirmar a teoria microbiana das doenças. 

Infelizmente, 165 anos depois o simples hábito de não lavar as mãos – corretamente e frequentemente – ainda é foco de muitas doenças. A pandemia do Coronavírus só faz ressaltar a importância que uma voz e uma recomendação podem fazer toda a diferença.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.