Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Greve dos atores em Hollywood chega ao fim após 118 dias

O sindicato dos atores, o SAG-AFTRA, chegou a um acordo com a aliança de produtores, dando fim à paralisação que abalou o mundo do entretenimento

Por Tainá Goulart
9 nov 2023, 12h02
Greve dos atores de Hollywood chega ao afim após 118 dias de paralisação (@sagaftra/Instagram)
Continua após publicidade

Após 118 dias, a greve do SAG-AFTRA, o sindicato que representa os atores de Hollywood, chegou ao fim. A organização conseguiu um acordo com a aliança de produtores da indústria, a AMPTP, com aprovação unânime do comitê criado para a discussão das demandas dos artistas. 

Os dois lados passaram os últimos dias dando os retoques finais no acordo, que tem como principais demandas a inovadora proteção para os atores contra a Inteligência Artificial e um aumento salarial histórico, além de estabelecer um bônus de participação em streaming. “Chegamos a um contrato que permitirá aos membros do SAG-AFTRA de todas as categorias construir carreiras sustentáveis. Muitos milhares de artistas, agora e no futuro, irão beneficiar deste trabalho”, disse o sindicato, em e-mail enviado para os afiliados. 

Principais demandas do acordo 

O acordo fará com que a maioria dos salários mínimos aumente em 7% – dois por cento acima dos aumentos recebidos pelo Writers Guild of America e pelo Directors Guild of America, sindicatos dos roteiristas e dos diretores americanos, respectivamente, que também tiveram que fazer acordos com os conglomerados de estúdios.

View this post on Instagram

A post shared by SAG-AFTRA (@sagaftra)

Continua após a publicidade

Um dos temas mais discutidos durante toda a paralisação foi o uso da imagem escaneada dos atores, para o uso posterior às produções em que participaram, sem que as empresas precisassem de autorização dos artistas para reutilizá-las. Algo bem semelhante ao episódio A Joan É Péssima, da sexta temporada de Black Mirror, da Netflix, que conta a história de Joan, uma mulher que um dia descobre que sua vida virou uma série de TV. Isso ocorre depois que ela abre mão de seus direitos para a plataforma de streaming Streamberry, sendo agora representada nas telas pela famosa estrela de Hollywood, Salma Hayek.

O acordo, que deve vir a público no dia 10 de novembro, foi firmado após inúmeras manifestações de vários astros do cinema, que aderiram à greve de forma intensa. As negociações entre o SAG e a AMPTP foram retomadas no começo do mês passado, e envolveram executivos dos principais players da indústria audiovisual, como os CEOs da Disney, da Warner Bros. Discovery; e da Netflix. 

Entre os astros que foram para as ruas protestarem estão Sarah Paulson, Zachary Quinto, Jessica Lange, Ethan Hawke, Rosario Dawson, Pedro Pascal, entre outros.

Snapinsta.app_395232695_337691545606960_543410459958574599_n_1080
Sarah Jessica Parker e outros atores participaram de vários protestos aconteceram em diversos estados americanos, durante a greve dos atores de Hollywood (@sagaftra/Instagram)

Repercussão do fim da greve entre os atores

A vencedora do Oscar, Octavia Spencer, escreveu nas redes sociais: “Quem mais está dançando, agora? Pronta para trabalhar, agora que a greve acabou! Parabéns e obrigada ao nosso comitê de negociação do SAG!”.

Jamie Lee Curtis escreveu que “a perseverança compensa”, em seu perfil no Instagram. A estrela de This Is Us, Mandy Moore, disse em um story que “Vamos voltar ao trabalho, amigos! Obrigada, negociadores e liderança do SAG, por nos levarem à linha de chegada!”

A greve acarretou em perdas bilionárias para a indústria, que, em conjunto com a greve dos roteiristas, trouxe danos para a economia do estado da Califórnia de cerca de 6 bilhões de dólares, equivalente a 29 milhões de reais, de acordo com o Milken Institute.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.