Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Filme ‘Vitória’, com Fernanda Montenegro, é alvo de polêmica

Conheça a história real que inspirou o drama que está em cartaz nos cinemas

Por Beatriz Lourenço
15 mar 2025, 05h00
Fernanda Montenegro retorna às telas com Vitória, novo filme dirigido por Andrucha Waddington
Fernanda Montenegro retorna às telas com Vitória, novo filme dirigido por Andrucha Waddington (Reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade

A consagrada atriz Fernanda Montenegro retorna às telas com Vitória, novo filme dirigido por Andrucha Waddington. A produção narra a história real de Joana da Paz, uma mulher que, preocupada com a crescente violência em Copacabana, decide registrar em fitas VHS a movimentação do tráfico de drogas na região. 

Suas gravações chegam às mãos do jornalista Fábio Gusmão, que transforma o material em uma denúncia de grande impacto. O resultado foi a prisão de mais de 30 pessoas, incluindo PMs, envolvidas no narcotráfico. Após o episódio, Joana entra para o Serviço de Proteção à Testemunha e recebe o codinome “Vitória”, vivendo sob anonimato por 17 anos até seu falecimento em 2023, pouco depois das filmagens do longa. A ativista foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). 

Fernanda Montenegro retorna às telas com Vitória, novo filme dirigido por Andrucha Waddington
Fernanda Montenegro retorna às telas com Vitória, novo filme dirigido por Andrucha Waddington (Reprodução/Reprodução)

“Ela é uma pessoa que nos comove por sua coragem e amor. A busca por justiça social a torna humana. O que mais impressiona é que essa não é uma personagem acomodada”, afirma Montenegro. O elenco também conta com Linn da Quebrada, Alan Rocha, Laila Garin e Thawan Lucas.

A obra é inspirada no livro Dona Vitória da Paz, de Fábio Gusmão, adaptado pelo roteiro de Paula Fiúza

Continua após a publicidade

O filme carrega polêmica

Após ser anunciado, o longa foi alvo de polêmicas pela escolha da atriz para interpretar a protagonista, uma mulher negra da vida real. A equipe da produção esclareceu, afirmando que, até o fim das gravações, a verdadeira identidade da personagem ainda era desconhecida. 

Joana da Paz
Joana da Paz é retratada por Fernanda Montenegro no filme “Vitória” (Reprodução/Reprodução)

O debate levantou questões sobre representatividade no cinema brasileiro, com críticas à falta de oportunidades para atrizes negras interpretarem personagens que refletem sua própria identidade racial. Ao mesmo tempo, alguns argumentaram que a atuação de Montenegro e o impacto social da história deveriam ser o foco principal da discussão.

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.