Super Promoção: 3 meses por 1,99/mês

‘Cem Anos de Solidão’, série da Netflix, quase não existiu; entenda o motivo

Série baseada no romance de Gabriel García Márquez estreia na Netflix

Por Camila Iannicelli
Atualizado em 11 dez 2024, 10h47 - Publicado em 11 dez 2024, 10h45
Tudo sobre Cem Anos de Solidão
Romance mistura realismo mágico e histórias familiares (@netflixbrasil/Reprodução)
Continua após publicidade

Nesta quarta-feira (11), chega ao catálogo da Netflix a série baseada na obra de Gabriel García Márquez, Cem Anos de Solidão. Com oito episódios, a produção é dirigida por Laura Mora Ortega e Alex García López.

Publicado em 1967, o livro é considerado um dos mais importantes da literatura latino-americana, chegando a vencer o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Abaixo, selecionamos 5 curiosidades sobre a obra. Confira:

1. Rasgou o primeiro exemplar 

Em 1967, o próprio autor rasgou o primeiro exemplar impresso, e poucos documentos se salvaram da destruição. Um deles foi a cópia das provas de impressão e, sobre elas, García anotou 1.026 correções, o que fez com que muitos personagens ganhassem nuances adicionais. Márquez nunca devolveu as provas de impressão à editora, apenas enviou as correções à parte.

Caso o autor não tivesse persistido após rasgar o primeiro exemplar da obra, jamais teríamos a já aclamada adaptação da Netflix. 

2. O envio do livro

Em agosto de 1966, Gabo, como era conhecido, foi até o correio de San Angel, na cidade do México, para enviar o manuscrito do livro. Porém, a falta de dinheiro fez com que ele dividisse o livro pela metade e enviasse apenas uma delas a Buenos Aires. Assim, uma máquina de escrever portátil, um aquecedor e uma batedeira foram vendidos para enviar o resto e, nesse momento, Márquez percebeu que havia enviado as páginas finais antes das iniciais. 

3. Origem

A ideia da obra surgiu em uma viagem de férias para Arataca, pois a família desejava vender a casa antiga após o falecimento da avó. Na volta, enquanto Gabriel dormia no ônibus, indo para a cidade do México, surgiu a inspiração para a primeira versão do texto, com vivências adaptadas de sua infância e juventude.

Continua após a publicidade

4. Relação com a realidade

Alguns acontecimentos do romance têm como base fatos reais. Nos anos de 1928 e 1929, centenas de trabalhadores de plantação de banana entraram em greve na Colômbia, o que resultou em diversos mortos. No romance, a realidade é retratada de forma distorcida e com detalhes apagados da memória coletiva, e o autor discute sobre a batalha entre conservadores e liberais.

Além disso, a Guerra dos Mil Dias, que resultou na separação do Panamá, também inspirou Cem Anos de Solidão. A personagem de Aureliano Buendía é inspirada no General Rafael Uribe. 

5. Vida pessoal

Gabriel García Márquez utilizou memórias de sua própria vida para compor o livro. Sua avó, Tranquilina Iguarán, contribuiu para a construção de Úrsula. Ela era uma senhora religiosa que acreditava que fantasmas habitavam sua casa, e tinha catarata. 

Outras conexões são: Tranquilina achava que um engenheiro que visitava a família estava rodeado por borboletas e que meninas podiam ser levadas enquanto estendiam a roupa. Essas histórias serviram de inspiração para criar Mauricio Babilônia e Remédios, a Bela. 

Continua após a publicidade

Por fim, o autor tinha um grupo de amigos similar aos de Aureliano Babilônia. O escritor também viveu na Europa, o que possivelmente influenciou o hábito viajante de suas personagens. 

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.