Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Roteiro: Restaurantes em SP para provar sabores amazônicos

De casa recém-inaugurada a restaurante de sabores peruanos, saiba onde provar ingredientes da Amazônia na capital paulista

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 jul 2023, 17h15 - Publicado em 18 jul 2023, 08h22
Banda de Tambaqui Moqueada é opção de prato do Banzeiro
Banda de Tambaqui Moqueada é opção de prato do Banzeiro (Rubens Kato/Divulgação)
Continua após publicidade

Impulsionada pela crescente curiosidade em torno das pautas regionais, a culinária do Amazonas segue evidente em São Paulo. Veja um roteiro de restaurantes na capital para mergulhar nessa diversidade de sabores.

Trópico

O projeto arquitetônico se inspira no modernismo multicolor e dramático. A cozinha é comandada pela chef Maria Carla Dias
O projeto arquitetônico se inspira no modernismo multicolor e dramático. A cozinha é comandada pela chef Maria Carla Dias (Trópico/Divulgação)

Recém-inaugurada pelos mesmos proprietários do badalado Tokyo, a casa no centro da cidade aposta na valorização da cultura dos países do Trópico de Capricórnio. O menu é variado, mas os sabores amazônicos são evidenciados pela manauense Maria Carla Dias.

“Me encanto por diversas matrizes culturais, mas cumaru e puxuri sempre brilham nos meus pratos”, conta a chef, que incluiu ainda no cardápio preparos como molho lambão com tucupi e verrine de chocolate com cupuaçu. Saiba mais sobre as raízes e o trabalho da chef do Trópico nesta reportagem.

Endereço: Rua Major Sertório, 114, Vila Buarque – SP
@tropico.sp

Continua após a publicidade

Banzeiro

Mujeca de peixe moqueado com cogumelo Yanomami, do Banzeiro
Mujeca de peixe moqueado com cogumelo Yanomami, do Banzeiro (Rubens Kato/Divulgação)

Felipe Schaedler, forte nome da gastronomia de Manaus, expandiu sua influência até a capital paulista, inaugurando uma filial de seu renomado restaurante. Desde a abertura, em 2019, ele se destaca como uma das principais referências nacionais da culinária amazônica.

O chef desenvolve, junto a produtores, uma intensa pesquisa de ingredientes nativos, como as formigas saúvas (que chegam de São Gabriel da Cachoeira), cogumelos cultivados por tribos Yanomami, tubérculos rústicos, flores comestíveis e frutas locais.

Endereço: Rua Tabapuã, 830, Itaim Bibi – SP
@banzeirosp

Continua após a publicidade

Ama.zo

A sopa seca é feita de fideuá cremoso camarões, lascas de panceta, leve crosta por baixo, chalaquita e alioli de pimenta amarela
A sopa seca é feita de fideuá cremoso camarões, lascas de panceta, leve crosta por baixo, chalaquita e alioli de pimenta amarela (Luis Morales Tineo/Divulgação)

Para criar o conceito do restaurante, o chef limenho Enrique Paredes buscou inspiração no encanto da selva amazônica, que cobre 60% do território peruano.

O menu combina ingredientes brasileiros, técnicas tradicionais e uma abordagem contemporânea, resultando em pratos potentes, conquistados a partir dos sabores da cocona (espécie de tomate amazônico), do tucupi e da rapadura.

Endereço: Rua Guaianases, 1149, Campos Elíseos – SP
@amazoperuano

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.