Receita: aprenda a fazer um tradicional Crème Brûlée
O chef confeiteiro Francisco Soligon, do Restaurante Èze, ensina o passo a passo do delicado doce francês
De ar sofisticado e sabor delicado, o crème brûlée é uma sobremesa clássica da culinária francesa. Apesar do preparo exigir técnica e certa atenção, porém poucos ingredientes, certamente servir uma receita como essa ao final da refeição rende elogios e impressiona à mesa.
O doce é composto por uma base de creme de leite, gemas de ovos, açúcar e baunilha, que são misturados e cozidos em banho-maria até adquirirem uma consistência cremosa.
Após o cozimento, a sobremesa é resfriada e polvilhada com uma camada fina de açúcar, que é então caramelizada com um maçarico ou uma fonte de calor intenso, criando uma casca crocante de caramelo por cima do creme.
A textura do crème brûlée é suave e cremosa, e o contraste entre a camada crocante de caramelo e o creme macio é uma das características distintivas dessa sobremesa. É servido geralmente em pequenos recipientes individuais – os ramequins –e pode ser saboreado frio ou à temperatura ambiente.
Abaixo, o chef confeiteiro Francisco Soligon, do Restaurante Èze, ensina o passo a passo do tradicional doce francês. Confira:
Receita de Crème Brûlée
Ingredientes
- 500 gramas de leite
- 500 gramas de creme de leite fresco
- 1 fava de baunilha
- 250 gramas de gemas
- 300 gramas de açúcar refinado
Modo de preparo:
- Em uma panela adicione o leite, o creme de leite e a fava de baunilha e leve para ferver em fogo brando.
- Junte as gemas com o açúcar em um bowl e misture delicadamente até que os grãos de açúcar se dissolvam. Misture devagar para não deixar a sobremesa aerada.
- Quando a mistura de leite levantar fervura, desligue o fogo e derrame 1/3 sobre as gemas e o açúcar, misturando rapidamente para dissolver e ter uma mistura homogênea. Depois, junte o restante de leite quente e misture bem, mas sem incorporar muito ar. Feito isso, o ideal é deixar a base do seu crème brûlée descansar por no mínimo 12 horas. Esse descanso fará com que todo o residual de gemas e açúcar decante no fundo do recipiente e também que as bolhas de ar desenvolvidas durante o preparo desapareçam.
- Depois do descanso, disponha a base do crème brûlée nos ramequins mas sem encher até a boca pois é preciso que a quantidade de creme seja proporcional a quantidade de açúcar caramelizado.
- Leve os ramequins para uma assadeira alta, despeje um pouco de água até atingir a metade dos ramequins e leve para o forno pré-aquecido à 105 oC por no mínimo 45 minutos.
- Para saber se o crème brûlée já está no ponto certo, dê uma leve movimentada na assadeira e se o creme estiver levemente mole como uma textura de pudim, ele está pronto.
- Retire o crème brûlée do forno e leve para refrigerar por no mínimo 4 horas. Quando esfriar, polvilhe uma fina camada de açúcar refinado e com a ajuda de um maçarico, caramelize o açúcar até obter uma cor dourada. Caso não tenha um maçarico em casa, basta aquecer a parte de trás de uma colher na chama do fogão e quando quente deslizar sobre o açúcar polvilhado.
- Se quiser, finalize com frutas secas caramelizadas.