PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Chef italiana cria receitas sustentáveis para cozinha sem desperdício

Reutilizar a água do cozimento do macarrão para engrossar sopas e cremes é uma forma de evitar sobras na cozinha. A dica é de Lisa Casali, adepta de uma culinária afinada com as necessidades do planeta

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 00h49 - Publicado em 27 abr 2014, 22h00
Isabella D'Ercole
Isabella D'Ercole (/)
Continua após publicidade

Nas receitas de Lisa, cascas de batata viram chips e de cenoura entram em bolos
Foto: Claudia Castaldi

Sustentabilidade às vezes parece algo bem distante do cotidiano corrido de quem vive em grandes cidades, longe de um contato mais íntimo com a natureza. Radicada em Milão, a chef e blogueira italiana Lisa Casali prova que qualquer um pode incorporar essa preocupação no seu dia a dia – e tal iniciativa deve começar pela cozinha. Aos 37 anos, ela é defensora ferrenha de uma culinária sem desperdício, causa pra lá de afinada com as necessidades do planeta.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o assustador volume de 1,3 bilhão de toneladas de comida acaba no lixo todos os anos, apesar de uma em cada oito pessoas no mundo ainda passar fome. Para convencer mais e mais gente a mudar de atitude, a chef cria, testa e divulga receitas fáceis, mas tão vistosas e gostosas que nem parecem feitas com sobras, cascas e companhia. “Na minha casa, quase nada é jogado fora”, conta. “Aproveito as folhas da alcachofra em massas, cascas de batata se transformam em chips e as de cenoura podem ser usadas em bolos.”

Continua após a publicidade

As invenções de Lisa começaram fazendo sucesso na internet, no blog Ecocucina. Depois, a chef escreveu quatro livros – um deles foi lançado por aqui no ano passado e outro chega neste mês às livrarias -, virou colunista de revistas e até ganhou um programa de gastronomia na TV italiana. Nos diferentes meios, a bandeira é sempre a mesma. A chef engajada diz que o interesse por questões ecológicas surgiu cedo na sua vida. Tanto que ela escolheu fazer faculdade de ciências ambientais e, em seguida, quis trabalhar com poluição. Na época, as horas livres eram gastas à beira do fogão, onde adorava estar. Há nove anos, percebeu que o hobby poderia ser convertido em profissão sem que precisasse se afastar de seu foco original. É que, àquela altura, Lisa já tinha se dado conta de como a culinária deveria ser menos nociva ao planeta e mais solidária.

Em “Cozinhando Sem Desperdício – Receitas Sustentáveis para o Gourmet Consciente” (Editora Alaúde), ela ensina 130 quitutes, de entradas a sobremesas. Além de ativista do lixo quase zero com o máximo de sabor, a chef busca incansavelmente táticas para diminuir o impacto da cozinha sobre o meio ambiente. Ela defende, por exemplo, reutilizar a água do cozimento do macarrão para engrossar sopas e cremes.

No livro que chega agora ao Brasil, “Cozinhando no Lava-Louça” (Editora Alaúde), vai além ao propor aproveitar o vapor quente gerado pelo eletrodoméstico durante o processo de lavagem para preparar comida nele. Basta usar potes herméticos, que manterão o detergente longe dos alimentos. A ideia incomum resultaria em comida saborosa, menos despesa e consciência tranquila, uma vez que se economiza gás ou energia elétrica – caso dos cooktops, tão usados na Europa. Já eliminar o desperdício poupa dinheiro. Lisa calcula que é possível gastar 20% menos cada vez que se vai ao supermercado. “No começo, cozinhar de forma sustentável exige escolhas constantes, mas depois vira rotina e faz todo o sentido.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.