Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A delicada arte de flambar

Saiba mais sobre técnica que agrega o sabor e o aroma de algumas bebidas a pratos doces ou salgados e aprenda receitas deliciosas

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 01h24 - Publicado em 23 ago 2012, 22h00

A palavra flambar vem do francês flamber, que significa “passar pela chama” e, como muitas técnicas culinárias, também foi descoberta acidentalmente. Diz a história que surgiu com um descuido do chef Henri Charpentier, no final do século 19. Ao preparar uma sobremesa (o famoso Crepe suzette, para Edward VII, príncipe de Gales), ele se distraiu e o fogo atingiu a frigideira em que estava o doce regado com conhaque.

O conhaque, aliás, é uma das melhores bebidas para flambar, ao lado de conhaque, calvados, armanhaque, licor, vodca, uísque e rum –  todas com 40% de teor alcoólico. Isso porque, em chamas, o álcool evapora, deixando apenas seu aroma e sabor acentuados no alimento. “O ideal é flambar o prato somente no momento de servir”, ensina a consultora de culinária Bettina Orrico.

E se você tem dúvidas sobre como flambar, uma explicação básica: na hora de fazê-lo, despeje a bebida cantinho da frigideira e incline-a levemente para que a chama do fogão “suba” na panela. Parece complicado, mas o resultado é excepcional.

Aprenda receitas flambadas:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.