A cozinha afetiva do chef Jefferson Rueda e suas receitas deliciosas com amendoim
Com sotaque do interior, Jefferson relembra momentos de sua infância em São José do Rio Pardo, a grande inspiração ítalo-caipira de suas receitas. A sugestão do chef para incrementar a sua cozinha é usar o amendoim. Confira as dicas!
O chef Jefferson Rueda, dono do restaurante Attimo, e também sócio do Bar da Dona Onça, em SP.
Foto: Divulgação
Para o chef Jefferson Rueda, que comanda o elegante restaurante Attimo, sua cozinha é intimamente ligada ao seu passado, como alguns diriam, caipira. Nascido em São José do Rio Pardo, Jeffinho, para os amigos, cresceu rodeado de ingredientes bem brasileiros e uma culinária típica do interior, além de ter trabalhado em um açougue quando era jovem. A inspiração é algo que faz parte de sua história, principalmente quando se trata de produtos que não parecem ter mais de um uso somente doce ou salgado, por exemplo e que podem se transformar em pratos surpreendentes e verdadeiramente saborosos.
“O amendoim, ou ‘minduim’ como a gente fala no interior, faz parte da minha infância. Quando ia ao estádio de futebol assistir o jogo, passava horas descascando aquele amendoim que vinha no saquinho, ao invés de assistir a partida!”, relembra o chef. Comumente ligado aos doces, esse ingrediente, revisitado na cozinha do Attimo, pode aparecer em receitas antes pensadas como algo que não combinam. “O amendoim é neutro, não é salgado nem doce. Só na hora da torra é que você pode escolher adicionar o sal ou não. Além disso, é algo simples, que as pessoas têm vontade de pedir”, explica Jefferson. Nas suas criações, influências italianas, paulistas e francesas se combinam para formar algo único. Para ele, o amendoim pode ser usado em praticamente todas as receitas, como, por exemplo, molhos: “no caso, é preciso usar a pasta de amendoim, pois se você cozinhá-lo, ele perde a crocância e não tem um sabor tão marcante, é menos concentrado”.
Despojado e de jeito simples, nem parece que o chef, que já trabalhou com nomes como Laurent Suaudeau e Xavier Pellicer, nos concorridos restaurantes franceses e espanhóis, está gravando seu primeiro reality show. O programa, chamado de “Cozinha Sob Pressão”, vai ao ar em outubro deste ano, inspirado na série inglesa “Hells Kitchen”, do chef Gordon Ramsay. “O dia a dia na cozinha já é muito difícil, precisa ter muita disciplina, regras”, afirma Jefferson, que se diz “desantenado do mundo”. Antes de firmar a parceria com o SBT, nunca havia assistido ao programa e nem sabia como era a conduta de Gordon, mas ressalta: “se fosse para ser como ele, era melhor tê-lo trazido para o Brasil, ao invés de me chamar! (risos). Temos que adaptar para a nossa cultura tropical a forma de retratar nossa cozinha”.