Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

5 dicas para um churrasco perfeito

A expert Clarice Chwartzmann ensina a preparar carnes suculentas com apresentação, acompanhamentos e decoração delicados.

Por Beatriz Koch Atualizado em 28 out 2016, 18h20 - Publicado em 14 out 2016, 07h35

Responda rápido: quem comanda a churrasqueira nos encontros da turma ou nas festas da sua família? A probabilidade de ser um homem é alta. Pois o trio que aparece na foto abaixo deseja romper com esse padrão. 

Rogério Voltan
Rogério Voltan

Segundo a gaúcha Clarice Chwartzmann (à esquerda), trata-se apenas de um retorno às origens. “Nos tempos ancestrais, eram as mulheres que se incumbiam de manter o fogo aceso e assavam as caças trazidas pelos homens. É natural que a gente domine essa prática”, diz ela, que há dois anos roda o Brasil dando cursos de churrasco especialmente para mulheres. 

Manusear as carnes e assá-las em fogo aberto requer paciência. “O carvão demora até 40 minutos para virar brasa e as peças maiores também levam tempo para ficar no ponto. Não se pode ter pressa”, afirma Ligia Karazawa (no centro), chef executiva do restaurante Brace Bar e Griglia, o primeiro de grelhados do Eataly, em São Paulo. E mais: diferentemente dos fogões, churrasqueiras não contam com botões para graduar a temperatura. “Aprender a lidar com o fogo na tentativa e no erro faz parte da experiência”, aponta a chef Paula Labaki, do Lena Labaki Catering, em São Paulo.

Especialmente para CLAUDIA, Clarice Chwartzmann dá dicas, em vídeo, criativas para quem quiser surpreender na próxima churrascada em casa :

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade