Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

14 tipos de coberturas para bolos

Ganache, pasta americana e marshmallow deixam tudo tão gostoso...

Por Gabriela Kimura - Atualizado em 21 jan 2020, 18h05 - Publicado em 8 out 2015, 15h18

Bolo é algo praticamente impossível de não gostar: desde o básico queridinho de fubá feito na casa da avó até aquela escultura incrível de casamentos, todos têm o seu quê especial. Quem ainda é do time dos bolos decorados – na contramão do estilo naked cake, a tendência de mantê-los “pelados” – sabe que não é tarefa fácil escolher qual cobertura será a “cereja” da sua receita. Por isso, o chef Caio Corrêa explica quais são os tipos existentes hoje em dia, suas características e como usá-los.

1. Pasta americana ou pasta de açúcar

View this post on Instagram

Um toque árabe cheio de cor para casamento na praia com super assessoria by @vivifarahassessoria e decor linda @feijodesign 👏🏻😍😍👏🏻👏🏻 obrigado a @maziovignatti meu super sócio pela super entrega!

A post shared by THE KING CAKE (@thekingcake) on

Basicamente ela é composta de açúcar impalpável e água, podendo conter também gelatina incolor, glucose e manteiga. Aqui você aprende passo a passo a preparar essa massa, ótima para modelar bolos artísticos que ficarão em exposição.

>>> Veja 56 bolos decorados incríveis

2. Fondant

https://instagram.com/p/8jG5M8jXAd/

Nos Estados Unidos eles chamam a nossa pasta americana de fondant, mas na Europa e no Brasil ela é diferente da pasta e usada para cobrir doces como a bomba (ou éclair, em francês) e o camafeu. É uma opção para sobremesas que não exigem muita refrigeração, como as receitas que levam frutas frescas. Uma dica: não é indicado para cobrir doces com muito açúcar, pois ficará muuuito doce.

3. Buttercream

https://instagram.com/p/8jODznqtnZ/

Feito com manteiga e açúcar de confeiteiro, é uma combinação bem mais doce e ótima para bolos que serão refrigerados. A grande quantidade de gordura do creme mantém a umidade do bolo.

4. Merengue e marshmallow

https://instagram.com/p/8ldmXFqWiL/

Os três tipos de merengue (suíço, italiano e francês) são bons tanto para ficar em temperatura ambiente quanto gelados, além de serem mais resistentes ao calor do que o buttercream, por exemplo. A dica do chef é não usar para cobrir tortas e bolos que tenham muito açúcar, senão ficará doce demais. Aprenda como fazer a calda de açúcar no ponto certo para bater no merengue ou no marshmallow.

>>> Confira 20 receitas de babar feitas com marshmallow

5. Chantili

https://instagram.com/p/8lpew4wlif/

Com uma doce lembrança de infância, o resultado do creme de leite fresco batido com o açúcar é ideal para sobremesas geladas e de consumo imediato. O bolo com essa cobertura não suporta calor – e se demorar muito para consumir, mesmo na geladeira, ele pode ficar “aguado”.

6. Ganache

View this post on Instagram

Chocolate orange mud cake 🍊 #chocolate #chocolateorange #orange #bake #baked #baking #mudcake #cake #cakes #ganache

A post shared by Nikki Coyne (@nikkicoyne) on

Ótima cobertura para bolos e tortas, pois deixa o produto com excelente acabamento e ajuda a conservá-lo caso esteja em temperatura ambiente. Pode ser de chocolate ao leite, meio amargo, branco ou amargo, podendo ser tingido para ganhar cores diferentes e divertidas. Além de ser superfácil de fazer, claro!

>>> Prepare sobremesas maravilhosas com ganache

7. Cream cheese frosting

View this post on Instagram

Happy birthday Farah Lyana , #redvelvetcake is her all time favourite

A post shared by Yani Othman (@thekitchenguardian) on

Do inglês, significa “cobertura de cream cheese” e é a combinação perfeita do red velvet (aquele bolo vermelho lindo!). É bom para ficar em temperatura ambiente quando não está muito calor – e tem um sabor incrível!

Continua após a publicidade

8. Glacê real

View this post on Instagram

Done and dusted for tomorrow's photoshoot! Look out for Wedding and Bride magazine 2016 January edition! #photoshoot #cake #weddingcake #lacecake #peonysugarflower #handmade #weddingandbridemagazine #goldcake #weddinginspiration #instaweddingcakes

A post shared by Monique Mackow (@oursweetpantry) on

Indicado para acabamentos com desenhos em relevo. Não há necessidade de ser refrigerado, o que é bom para os bolos que ficam em exposição.

9. Marzipã

View this post on Instagram

Not my pic. But how gorgeous is this cake. Too good to eat. #cake#wedding#icing#flower#baking #bakeoff#royal#marzipan##food#bbcfood

A post shared by @ holmesof_london on

Ele é ótimo para bolos decorados, pois é fácil de modelado como a pasta americana, sendo o seu sabor de amêndoas o diferencial. Por usar as castanhas na sua produção, custa mais caro do que a pasta – e por isso foi substituído por ela.

10. Cacau em pó

https://instagram.com/p/zHmcTnhCsH/

É fácil, charmosa, simples e pode ser utilizada no frio ou no calor. Quem não gosta de mais chocolate?

11. Brigadeiro

View this post on Instagram

Bolo de Rosas de Brigadeiro Gourmet de 2,5kg… com massa de Chocolate e recheio de Brigadeiro e Ninho… Com adicional de brigadeiros ❤❤❤

A post shared by Felice Ateliê (@felice.atelie) on

Para deixar o seu bolo muito melhor, nada mais gostoso do que fazer um brigadeiro (branco, tradicional ou rosa) para cobri-lo, não é?

12. Cobertura crocante de chocolate

https://instagram.com/p/8jPiTDAogH/

Aquele bolo maravilhoso de cenoura precisa de uma calda crocante de chocolate e muito açúcar (senão não tem a menor graça).

13. Açúcar de confeiteiro

View this post on Instagram

A few weeks ago we celebrated a special birthday with this beautiful lemon yogurt cake. #cake #nakedcake #lemoncurd #yogurtcake #roses #yvreats #yvr #yvrfood #instacake #homebaked #treats #birthdaycake

A post shared by @ ourhappybites on

O estilo naked cake faz sucesso estrondoso desde aniversários de crianças até casamentos elegantes. Além das belas frutas e flores que o decoram, você pode apostar no açúcar para dar aquele toque branquinho no bolo, como se fosse uma “neve” adocicada.heart

14. Doce de leite

View this post on Instagram

Nakedcake cake de churro com morangos 😱, eh de dar água na boca 😋 #churros #morangos #docedeleite

A post shared by Duthy's Doceria & Salgateria (@duthys) on

No recheio, na cobertura e em qualquer momento da sua vida, o doce de leite é a resposta. Principalmente se for naquele bolo de churros maravilhoso! E o lado bom é que ele não tem problemas com temperaturas yes

Continua após a publicidade
Publicidade