Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Festival Fartura é programa imperdível para amantes da culinária nacional

Evento acontece em diversas regiões do Brasil e traz pratos, chefs, aulas e informações preciosas sobre ingredientes e gastronomia

Por Da Redação
17 nov 2022, 16h36

De 8 e 27 de novembro de 2022, diversidades cidades brasileiras recebem a Temporada Fartura, com ações e eventos que exaltam a diversidade da gastronomia. Os festivais acontecem em Belo Horizonte e Nova Lima (8 a 13/11), Lisboa – Portugal (16/11), Brasília (16/11), Florianópolis (17/11), Belém (19/11), São Paulo (18 a 20/11) e Fortaleza (25 a 27/11).

Belo Horizonte e Nova Lima recebem chefs internacionais e eventos de rua; Lisboa é a cidade da quarta edição do projeto em Portugal, com uma oportunidade única de falar da gastronomia brasileira; em Brasília, Florianópolis e Belém, um chef local recebe um convidado de outro estado para jantares e almoços especiais e há, ainda, um roteiro gastronômico com pratos exclusivos em restaurantes das cidades.

Festival Fartura
O evento integra a Temporada Fartura que acontece em todo o Brasil e em Portugal, de 8 a 27 de novembro (| Foto: Festival Fartura/Divulgação)

Em São Paulo, produtores premiados e chefs renomados de todos os estados brasileiros se reúnem com o público no Jockey Club; e em Fortaleza encerramos a temporada com gostinho de Nordeste pela sexta vez, no novo espaço da cidade, Estação das Artes.

Os eventos têm curadoria de Carolina Daher, jornalista gastronômica de Minas Gerais e Morena Leite, chef do Instituto Capim Santo, de São Paulo.

Festival Fartura Belém 

Representando o norte do Brasil, Belém recebe o Festival Fartura pela quinta vez. No dia 19 de novembro, a chef Prazeres Quaresma recebe em seu Saldosa Maloca Ariani Malouf, de Cuiabá, que chefia o Mahalo, o mais premiado restaurante do Centro-Oeste. E o Roteiro Gastronômico tem início na Ilha do Combú, com o café da manhã no Dona Nena; direto para a sobremesa no Sweet by Bebel Lima; parando para petiscar na Oca Taberna; um drink no Na Mata Café, finalizando com um jantar especial de Saulo Jennings, na Casa do Saulo. Os estabelecimentos prepararam pratos exclusivos que serão servidos apenas durante a Temporada Fartura. Saiba mais aqui.

Festival Fartura São Paulo

No espaço Restaurantes do Brasil, estandes oferecem pratos durante todo o evento, representando todas as regiões brasileiras.
No espaço Restaurantes do Brasil, estandes oferecem pratos durante todo o evento, representando todas as regiões brasileiras (| Foto: Carlos Prates/Divulgação)

O Festival Fartura São Paulo começa no dia 18 de novembro, no restaurante Capim Santo, que fica no Museu da Casa Brasileira. Na ocasião, a chef do espaço e curadora do Fartura, Morena Leite, recebe Thomas Troisgros e Raphael Rego, do restaurante Oka (Paris), para um jantar especial, também com a presença dos chefs nacionais vindos para o evento. Nos dias 19 e 20 de novembro, o Jockey Club recebe a 8ª edição do festival com chefs de todos os estados brasileiros, único evento que realiza este feito, além de produtores premiados e atrações artísticas.

A curadoria do evento realizou uma pesquisa e encontrou produtores de origem de todos os estados brasileiros em São Paulo, fortalecendo o título da cidade como a maior capital gastronômica do país. Eles serão utilizados pelos chefs em suas receitas.

No espaço Restaurantes do Brasil, estandes oferecem pratos durante todo o evento, representando todas as regiões brasileiras. Entre os nomes já confirmados, estão: Paulo Anijar, do Santa Chicória (Belém, PA); Willian Vieira, d’O Guará – Cozinha Catarinense (Joinville, SC); Thiago Paraíso, do Ouriço (Brasília, DF); Flavio Trombino, do Xapuri (Belo Horizonte, MG).

No Cozinha ao Vivo Fartura, as receitas são preparadas na hora, enquanto os chefs contam mais sobre os pratos e o público pode comprar, ao final. Os cozinheiros já confirmados são: Georgia Santiago, Muá Tuá (Fortaleza, CE); Ian Baiocchi, Iz Restaurante (Goiânia, GO); Claudia Krauspenhar, K.sa Restaurante (Curitiba, PR); Giovanna Grossi, Animus Restaurante (São Paulo, SP); Denise Rohnelt, Letras Saborosas (Boa Vista, RR); Cumpade João, Casa de Cumpade (Campina Grande, PB); Sérgio Jucá, Restaurante Sur (São Miguel dos Milagres, AL); Yuri Machado, Ca-Já Restaurante (Recife, PE); Lucas Caslu (Campo Grande, MS); Marcelo Cotrim, Cotrim Gastronomia (Cuiabá, MT); Deocleciano Brito, Espaço Inspiração Gourmet (Rio Branco, AC); Daniel Cavalcanti, Cascudo Bistrô (Natal, RN); Dan Duarte, Dona Divina (Aracajú, SE);

E para o espaço Brasa e Lenha, onde assados são preparados direto no fogo, Antônio Costaguta do Projeto El Topador vem direto de Porto Alegre.

Compartilhar conhecimento é uma das premissas do projeto Fartura e isso acontece nos Espaços Conhecimento e Interativo, onde acontecem aulas teóricas e práticas. Estarão presentes: Tereza Paim (Salvador, BA); Geane Gomes, 313 Restaurante (Macapá, AP); Barbara Verzola, Soeta (Vitória, ES); Danilo Dias, Flor de Vinagreira (São Luiz, MA); Igor Rocha, (Teresina, PI); Marita Moura, (Porto Velho, RO); Dona Clarinda, Biatuwi – Casa de Comida Indígena (Manaus, AM); Millena Barros, Viella Pizzeria (Palmas, TO).

Continua após a publicidade

A Comidaria Forno de Minas terá receitas de pão de queijo durante todo o dia. O evento conta ainda com vinhos, cervejas especiais e bebidas não alcoólicas. E atrações musicais complementam a programação. Veja aqui mais detalhes do evento em São Paulo.

SERVIÇO

Festival Fartura Gastronomia – São Paulo
18 de novembro – 20h
Restaurante Capim Santo (Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano)
Reservas: (11) 98189-0082
19 de novembro – das 10h às 22h 
20 de novembro – das 10h às 20h
Jockey Clube São Paulo (Rua Dr. José Augusto de Queiroz, 93 – Portão 1 – Cidade Jardim, São Paulo)
Estacionamento no local a R$ 25,00 pelo período de 12h.
Ingressos: gofree.co/farturasp

Festival Fartura Fortaleza

De 25 a 27 de novembro, o Festival Fartura Gastronomia acontece pela sexta vez em Fortaleza, na Estação das Artes. Durante os três dias de evento, o festival na cidade conta com estandes de Chefs e Restaurantes, com cozinheiros de diversos estados; receitas serão feitas na hora com chefs de todas as regiões do Brasil no Cozinha Ao Vivo; enquanto na Mercearia Fartura, produtores de origem terão seus produtos à venda; e no Espaço Conhecimento, especialistas dão aulas e compartilham experiências com o público. Entre os nomes confirmados estão: João Diamante, Saulo Jennings, Leticia Kalymaracaya.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.