Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

TV e Afins

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Fábio Garcia escreve sobre televisão desde 2012, mas consome a telinha desde que se entende por gente. Ama programas ruins que dão a volta e ficam muito bons
Continua após publicidade

Sucesso de audiência e crítica, ‘Bom Sucesso’ é a novela que precisávamos

Além de um estouro de audiência, novela das sete transborda qualidade.

Por Fábio Garcia
Atualizado em 17 jan 2020, 10h14 - Publicado em 20 ago 2019, 12h22
 (Paulo Belote/Globo/Divulgação)
Continua após publicidade

Verão 90‘ foi uma decepção para a faixa das sete. Deu boa audiência, sim, mas era uma novela que não dizia nada, não ia para canto algum e trazia personagens bem difíceis de se acreditar. Quem entrou em seu lugar foi ‘Bom Sucesso‘, e essa novela nos fez recuperar a esperança de ver boas novelas na faixa das sete. E, com uma audiência fenomenal para o padrão do horário, a nova trama mostra que o público estava sentindo falta sim das boas novelas no começo da noite.

A premissa de ‘Bom Sucesso’ é simples, e chama a atenção por não ser pautada em um relacionamento amoroso. Ok, temos Paloma (Grazi Massafera) sendo disputada por Marcos (Rômulo Estrela) e Ramon (David Junior), mas a principal trama da novela das sete é a amizade da costureira com Alberto (Antonio Fagundes), interpretando um dono de editora rabugento que descobre ter apenas seis meses de vida.

Os dois personagens são unidos pelo amor aos livros, e Alberto contrata Paloma para ser sua acompanhante/amiga e lhe mostrar como viver esse tempo intensamente. Já vimos vários filmes com a mesma premissa, mas ‘Bom Sucesso’ apresenta personagens tão legais que a gente nem se importa de ver um clichê novamente.

O humor de gritaria e confusão de ‘Verão 90’ deu espaço para algo mais sutil, sem deixar de ser engraçado. A força de ‘Bom Sucesso’ está nos diálogos divertidos e no choque de personalidades opostas. Paloma arranca risos não porque é “uma palhaça”, e sim porque tem uma personalidade forte que é facilmente inidentificável pelo público de casa. Até mesmo o rabugentismo de Alberto encanta porque ele tem aquele estilo de “velho mau humorado” que arranca risos facilmente.

Continua após a publicidade
resumo-bom-sucesso-paloma-aberto-samba-2

(Globo/Reprodução)

Sem medo de ser piegas, ‘Bom Sucesso’ leva para o horário mais leve de novelas uma trama reflexiva. Ela propõe ao espectador pensar o que faria se soubesse que está perto de morrer, mas sem deixar a novela com cara de dramalhão. Tudo é bem alegre, às vezes até lúdico, então no geral mantém o alto astral em tempos como estes. Vamos torcer para que a novela continue assim, bem gostosa de assistir.

Mesmo com tantas qualidades assim, o sucesso de público está num tamanho difícil de acreditar. A novela tem mantido uma média semanal de audiência de 30 pontos, índice superior a todas as novelas exibidas de 2007 pra cá, maior até que algumas novelas das nove desse período. E, ao contrário de ‘O Tempo Não Para‘, os números estão se mantendo sem cair. Se tudo continuar assim, teremos um novo fenômeno no ar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.