Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Rachel Jordan Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Referência no mercado de consultoria de imagem, Rachel Jordan é especialista em comportamento profissional e atua como consultora, mentora e palestrante para empresas e pessoas que desejam desenvolver suas habilidades emocionais e alavancar a carreira. Co-autora do Livro À Sua Moda – 4Talks, Rachel também ministra cursos e workshops na área
Continua após publicidade

É possível manter a elegância ao usar tênis no trabalho?

Antes restrito ao mundo esportivo, o tênis derrubou barreiras e se tornou o queridinho das grifes

Por Rachel Jordan Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 mar 2023, 07h19

Nos últimos anos, conforto se tornou uma palavra-chave para aquelas que criam, produzem ou que estão atentas (os) às inovações da indústria da moda. Com tendências que apontam cada vez mais para o bem-estar e a autenticidade do estilo de cada pessoa, um item vem se destacando e conquistando o status de ícone fashion, não só nas passarelas, mas também no Street Style: o tênis. Mas será que dá para usar tênis no trabalho sem perder a elegância?   

Antes restrito ao mundo esportivo, esse calçado derrubou barreiras e se tornou o queridinho das grifes – que passaram a investir pesado na criação de novos modelos e estilos variados – e de mulheres e homens que não abrem mão de sua personalidade no que diz respeito às suas escolhas de moda. 

Vale ressaltar que essa tendência se fortaleceu ainda mais depois da pandemia, quando surgiu um novo padrão de comportamento voltado para o conforto e a praticidade na volta ao trabalho presencial. 

Não há dúvida de que a cada dia esse tipo de calçado é mais valorizado e vem sendo adotado por todas nos mais diferentes ambientes de forma diversa. Mas, mesmo com toda aclamação ao tênis, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao uso adequado do calçado no meio corporativo. Afinal, o tênis é bem visto e aceito no ambiente profissional ou não? 

looks com tênis no trabalho
Tênis não é mais exclusividade do look casual. (Edward Berthelot/Getty Images)

Arrisco a afirmar a vocês que este é um movimento praticamente irreversível. O tênis perdeu aquela pegada exclusiva de produto esportivo e adotou um novo conceito de estilo abrindo portas, não só no ambiente de trabalho, como em situações sociais mais sofisticadas. 

Como já ressaltei nesse espaço inúmeras vezes, tudo é uma questão de equilíbrio e bom-senso para escolher um modelo ideal para cada situação que se apresentar e para o segmento profissional que você atua. Como existe uma enorme variedade de modelos e de materiais utilizados, dos mais elaborados, coloridos e sustentáveis, aos mais simples e discretos, certamente é possível usá-los no ambiente de trabalho sem perder a elegância e comprometer a sua imagem profissional. 

Vocês podem me questionar: e qual seria a dica infalível para adotar o tênis para o trabalho sem confrontar o Dress Code da empresa? A resposta é simples: com inteligência, foco e escolhas acertadas para compor seu look profissional.

looks com tênis no trabalho
Tudo é uma questão de equilíbrio e bom-senso para escolher um modelo ideal para cada situação. (Streetstyleshooters/Getty Images)

Neste caso, é importante observar que a sua preocupação não deve se restringir somente ao modelo de tênis que irá escolher. Ele precisa, obviamente, estar de acordo com a sua essência e em perfeita harmonia com as outras peças que vão compor o seu look, ou seja, com seu estilo pessoal. Não se esqueça de que a forma como você se veste também transmite mensagens; é preciso autoconhecimento para passar uma imagem positiva.

Ao conhecer, de fato, o seu estilo, você certamente saberá como adequar a escolha do tênis sem correr riscos. Se seu ambiente de trabalho é mais informal e você tem um estilo mais despojado, poderá usar modelos mais inovadores, com cores mais vibrantes. Se seu estilo é mais elegante e seu trabalho mais formal, os tênis de cores neutras e suaves, como o branco, o bege e o preto, associadas a um modelo mais clássico e com material mais sofisticado irá atender perfeitamente. 

looks com tênis no trabalho
Tênis é uma opção confortável e já aceita em diversos dress codes. (Streetstyleshooters/Getty Images)

Abaixo dou algumas dicas de como equilibrar a escolha do tênis que será usado no trabalho com as outras peças que vão compor o seu look.

Continua após a publicidade

Saia e tênis no trabalho

saia e tênis no trabalho
Saia com tênis pode ficar elegante e funcionar para o trabalho. (Jeremy Moeller/Getty Images)

Para você que adora saias e fica na dúvida se a combinação com tênis pode resultar num look elegante e criativo, a resposta é sim. Dependendo do modelo escolhido, você pode montar um look sofisticado; ou, se preferir, e o seu segmento permitir, pode optar por uma linha mais despojada. A saia lápis ou evasê com uma blusa mais elaborada e um par de tênis mais clássico, como um modelo de couro com cores mais neutras, vão resultar num look sofisticado e moderno. Já as saias mais soltas, com um tênis mais colorido, promovem um ar mais informal e descolado. 

Peças de alfaiataria com tênis

alfaiataria com tênis no trabalho
Alfaiataria torna a missão de deixar o tênis elegante muito mais simples. (Streetstyleshooters/Getty Images)
terno feminino com tênis para o trabalho
Terno clássico com tênis fica sofisticado e moderno. (Jeremy Moeller/Getty Images)

Se você é dona de um estilo mais elegante e adora peças de alfaiataria, o tênis se revela uma ótima opção para quebrar um pouco o tom mais formal que essas peças imprimem e dar um ar mais moderno ao visual. Nessa hora, é importante equilibrar a escolha do tênis com as outras peças para que resultem num look harmônico que traduzam o seu estilo de forma interessante e diferenciada. Blazers e terninhos podem formar looks incríveis com tênis e trazer mais glamour ao look. 

Vestidos com tênis no trabalho

vestido com tênis para o trabalho
Vestidos mais soltos com tênis tornam o look confortável. (Streetstyleshooters/Getty Images)

Para aquelas que não abrem mão de bastante conforto e de uma proposta mais despojada, uma boa alternativa pode ser os vestidos mais soltinhos.  Aliados a tênis mais informais, eles podem se transformar em looks fashionistas ressaltando seu estilo pessoal com mais leveza e autenticidade. Os vestidos em tons monocromáticos facilitam a escolha do tênis, mas se você gosta de estampas é importante saber escolher bem as cores para que elas estejam em equilíbrio com os tons e os modelos escolhidos para o tênis. 

Macacões e tênis em alta

Por se tratar de uma peça única, o macacão funciona como uma espécie de coringa no guarda-roupa feminino, nada melhor do que a sua praticidade para enfrentar uma jornada de trabalho. Aliado a um modelo de tênis ideal, pode resultar num look surpreendente. Caso você deseje uma pegada mais elaborada, o macacão deve ser usado com um tênis mais estiloso e sofisticado. No entanto, se trabalhar num segmento mais criativo e informal, como uma startup, pode ousar e optar por modelos com proposta mais ousada. 

Continua após a publicidade

Jeans X tênis

jeans com tênis para o trabalho
Apesar de mais casual, combinação de tênis com jeans pode ficar apropriada. (Streetstyleshooters/Getty Images)
looks para o trabalho - jeans com tênis
Tênis, camisa e jeans? Pode dar certo! (Edward Berthelot/Getty Images)

Essa dupla exige atenção redobrada quando se trata de escolhas de look para o trabalho. Reconhecido como um tecido de pegada mais despojada, o jeans pode, sim, promover um look elegante para o ambiente profissional desde que os complementos equilibrem essa informalidade. Ao combinar calça jeans e tênis, opte por calças de cintura alta, de cortes mais retos e com lavagens mais discretas para equilibrar com a informalidade do tênis. Vale investir em tênis de modelos mais elaborados e de cores mais suaves e neutras para conferir mais elegância. Peças como casaqueto ou blazer ajudam a transformar o resultado do visual. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.