Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Stéphanie Habrich

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Stéphanie Habrich é CEO da editora Magia de Ler, apaixonada pelo mundo da educação e do jornalismo infantojuvenil. Fundadora do Joca, o maior jornal para adolescentes e crianças do Brasil e do TINO Econômico, o único periódico sobre economia e finanças voltado ao público jovem, ela aborda na coluna temas conectados ao empreendedorismo, reflexões sobre inteligência emocional, e assuntos que interligam o contato com as notícias desde a infância e a educação, sempre pensando em como podemos ajudar nossos filhos a serem cidadãos com pensamento crítico.
Continua após publicidade

Uma nova forma de me preparar para as férias

Com os filhos crescendo e ganhando mais autonomia e independência, minha dinâmica de organização ficou diferente

Por Stéphanie Habrich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 jun 2024, 16h00

Época de férias sempre foi um período para o qual eu me preparava com antecedência. Com três filhos pequenos, o ritual era necessário. Eu precisava organizar as agendas. Se fôssemos viajar, corria atrás de destinos, passagens, roteiros e arrumação de malas. 

Assegurar que o destino fosse amigável para crianças, que o hotel tivesse uma boa estrutura de recreação e que houvesse sempre um plano B (e, às vezes, C ou D) para os dias de chuva, eram preocupações. Passava horas pesquisando na internet, lendo avaliações e conversando com outras mães para encontrar o lugar perfeito.

Uma das viagens mais incríveis foi a que fizemos para a África, em 2017. Os três levaram câmeras fotográficas e registraram tudo que achavam interessante.

Quando voltamos, reunimos as fotos no livro A Vida no Serengeti (foto abaixo), que enviamos gratuitamente para escolas públicas de São Paulo.

livro a vida no serengeti
Livro que fizemos sobre a nossa viagem, em 2017 (Divulgação/Divulgação)

Nas férias em que não podíamos viajar porque eu tinha que me dedicar ao trabalho, a preocupação era garantir que teria com quem deixá-los e que eles teriam como se divertir.

Minha casa costumava ser um ponto de encontro para os amigos de escola. Eu combinava com outras mães e elas traziam seus filhos para passar o dia com os meus. Era uma festa.

Esse período também era a oportunidade de fazer o check-up de saúde, marcando consultas com médicos e dentistas, ou seja, mais uma função que exigia uma preparação prévia.

De uns anos para cá essa realidade mudou. Os filhos cresceram. Um está fazendo estágio e tem menos disponibilidade de agenda. Os outros dois, adolescentes, se antecipam nessa tarefa de programar as férias e meses antes da parada das aulas já têm convites de viagens com amigos e outros compromissos agendados. 

Continua após a publicidade

Confesso que em alguns momentos sinto saudade do ritual e da alegria de apresentar novidades a eles, mas a satisfação de vê-los conquistando mais autonomia e independência é muito maior.

Dias atrás ouvi o caçula numa ligação, marcando uma consulta ao médico. Senti orgulho de sua iniciativa e sua responsabilidade com a saúde.

Cada fase tem sua beleza e, à medida que nossos filhos crescem, temos a chance de conhecê-los como indivíduos independentes. É uma grande alegria ver as sementes que plantamos lá atrás dando frutos.

E eu, como aprendi escrevendo essas coluna, sigo abraçando a mudança. Aproveitando o melhor que essa nova fase por me reservar.

Continua após a publicidade

Boas férias para nós!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.