Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Rodrigo Cintra

Cabeleireiro há 27 anos, é um dos profissionais mais respeitados na área da beleza. Está há 15 anos na TV, sendo 11 deles como co-apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT). Também já comandou o reality Guerra das Tesouras. Foi eleito por diversas vezes como o melhor cabeleireiro do Brasil.
Continua após publicidade

Penteado twist: Rodrigo Cintra ensina como fazer e cuidar

Do liso ao crespo: confira 5 dicas para reproduzir esse visual em casa

Por Rodrigo Cintra
Atualizado em 20 mar 2023, 17h34 - Publicado em 10 fev 2023, 07h13

Você já ouviu falar em twist? O penteado já fez e ainda faz muito sucesso entre as famosas. Apesar de ser aderido com mais frequência por pessoas com cabelo cacheado e crespo, o estilo também funciona em madeixas lisas e onduladas. Além disso, é uma ótima alternativa para quem está passando pela transição capilar e para quem quer variar o look, mas não tem tanta habilidade para fazer tranças. No texto de hoje conto tudo o que você precisa saber para fazer e manter o seu penteado twist impecável; vem ver. 

Preparo do twist

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alicia Keys (@aliciakeys)

Para conquistar o visual da cantora Alicia Keys, antes de iniciar a torção dos fios, é essencial lavar e secar bem os cabelos. Evite aplicar produtos como os óleos capilares, pois eles facilitam o deslize dos fios e prejudicam a fixação do penteado. 

Como fazer o penteado twist

Comece desembaraçando todo o cabelo e depois aplique um CC Cream em todo o comprimento. Faça a divisão das mechas em pequenos quadradinhos e aplique um pouco de pomada na raiz. Em seguida, reparta a mecha em duas mais finas e comece a enrolar uma na outra, criando uma torção. Finalize com elástico de silicone nas pontas. Você também pode fazer um rabo de cavalo, como a cantora Kelly Rowland, e só torcer o comprimento. Se quiser, adicione extensões para deixar o penteado mais alongado. 

Continua após a publicidade

Quanto tempo posso manter o twist?

O penteado pode ser feito e desmanchado no mesmo dia, mas assim como as box braids, o twist também pode ser mantido por um certo tempo, porém, nesse caso, o ideal é não passar de dois meses. Como algumas mechas já ficam soltas, podem começar a embolar e criar dreads, principalmente se o estilo escolhido for esse usado pela cantora Beyoncé. Em  alguns casos não dá para desatar os nós, sendo necessário cortar as madeixas.

Dá para fazer em cabelos lisos e ondulados?

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Camilla de Lucas (@camilladelucas)

A técnica funciona e pode ser feita em todo tipo de cabelo, desde os crespos, como os da influenciadora Camilla de Lucas, até os lisos. O passo a passo também não muda, porém, nos fios lisos e ondulados, pode ser necessário usar um produto no comprimento, como spray fixador, para que o penteado não desmanche. 

Continua após a publicidade

Quais cuidados devem ser tomados para evitar possíveis danos? 

Na hora de torcer as mechas, atente-se para não fazer uma tração exagerada na raiz e entre elas, pois do contrário você pode acabar com o couro cabeludo bem dolorido, com fios arrancados e quebrados. Na hora de desmanchar o twist também é necessário desenrolar com cuidado e depois pentear delicadamente, para evitar que os cabelos se embolem e quebrem. Além disso, vale ressaltar que a lavagem é apenas na raiz. O comprimento deve ser condicionado. E mais, não durma com as madeixas molhadas, pois esse hábito pode contribuir para o apodrecimento delas. 

Confira nesse vídeo cinco erros que podem danificar os cabelos crespos e cacheados:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.