Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Rodrigo Cintra

Cabeleireiro há 27 anos, é um dos profissionais mais respeitados na área da beleza. Está há 15 anos na TV, sendo 11 deles como co-apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT). Também já comandou o reality Guerra das Tesouras. Foi eleito por diversas vezes como o melhor cabeleireiro do Brasil.
Continua após publicidade

O que acontece com os cabelos durante o outono?

Rodrigo Cintra traz dicas para minimizar o ressecamento e o frizz nessa temporada

Por Rodrigo Cintra
19 abr 2024, 15h00

O outono pode trazer uma série de desafios para os cabelos pelas baixas temperaturas. Nestes meses, o banho com a água mais quente pode desencadear problemas no couro cabeludo, como o excesso de oleosidade, que pode levar a caspa, e o comprimento e pontas podem sofrer com o ressecamento e o frizz. O vento mais gelado também contribui para deixar esses fiozinhos mais arrepiados, além de embaraçados. Mas dá para fugir de tudo isso!

Como cuidar dos cabelos no outono

Tente lavar com água morna 

Eu sei que é difícil, mas banhos escaldantes fragilizam, e muito, os cabelos, pois retiram a proteção natural, deixando-os ressecados, sem brilho e quebradiços. A água quente também pode acentuar a queda. Se não der para evitar, diminua o tempo no banho quando for lavar a cabeça. 

Outra dica é finalizar com uma água mais morna – e, para as corajosas, até gelada. Isso ajuda a fechar as cutículas, resultando em brilho e menos frizz. 

Proteção térmica antes das ferramentas de calor

Nessa época do ano, você vai acabar usando mais o secador ou difusor. Só que as fontes de calor contribuem para o ressecamento e opacidade, podendo levar a pontas duplas e aos cabelinhos quebrados – que ficam espetados. 

Tenha em sua prateleira um CC Cream com proteção térmica e passe antes do secador, chapinha e babyliss. Não é um exagero. Como o nome diz, ele ajuda nos cuidados e na proteção, evitando ainda que a cor desbote. 

Continua após a publicidade

Hidrate bem os fios

Os cabelos são compostos por uma massa, fundamental para manter a estrutura original. E por conta da água quente, das ferramentas de calor, dos penteados, do vento mais gelado e da poluição eles tendem a ficar porosos, quebradiços, sem brilho, com frizz e falta de caimento. 

Por isso, sugiro que no outono você invista em produtos mais hidratantes. Uma linha com shampoo, condicionador e máscara. Aliás, na hora de escolher esta última, dê preferência às fórmulas com óleos e proteínas. 

A queratina também pode ajudar, mas, em excesso, sobrecarrega os fios, deixando-os mais duros. Não exagere. Nesse vídeo, explico qual é a frequência ideal para hidratar os cabelos:

Continua após a publicidade

Temos ótimos produtos para fazer uma boa hidratação em casa. Mas no salão é possível passar por tratamentos com reposição de nutrientes em poucos minutos para potencializar os cuidados que você já tem.  

Finalizadores ideais na estação

Você, que me acompanha aqui na Claudia, já deve ter lido muito sobre óleo de reparação. Ele é essencial para manter o comprimento e as pontinhas mais saudáveis. Basta aplicar algumas gotinhas nas mãos, friccionar bem e espalhar. 

Outro produto que sempre indico é o spray de brilho, independentemente da sua textura. Ele cria um filme protetor, ajuda a minimizar o frizz e, como o nome diz, deixa os cabelos mais brilhantes. 

Dessa forma, você consegue manter seus fios mais saudáveis no outono.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.