Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Rodrigo Cintra

Cabeleireiro há 27 anos, é um dos profissionais mais respeitados na área da beleza. Está há 15 anos na TV, sendo 11 deles como co-apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT). Também já comandou o reality Guerra das Tesouras. Foi eleito por diversas vezes como o melhor cabeleireiro do Brasil.
Continua após publicidade

5 sinais de que o seu cabelo precisa de um corte

Madeixas embaraçadas, falta de definição e até comprimentos diferentes estão entre essas dicas; confira o que diz Rodrigo Cintra

Por Rodrigo Cintra
21 abr 2023, 08h35

Você está constantemente tratando os cabelos, mas mesmo assim sente que eles estão sempre secos, embaraçados, sem caimento e até ralos? Talvez você esteja precisando de vitamina T(tesoura). Listo os principais sinais de que os seus fios estão precisando de um corte e também conto quais são as melhores alternativas para quem quer tirar as pontas secas, mas sem comprometer o comprimento; vem ver.

Textura e caimento pesado

Mesmo seguindo uma rotina de cuidados, com hidratação, nutrição e reconstrução, os seus cabelos estão sempre com um caimento esquisito e pesado? Essa é uma característica clássica da falta de uma tesourada, em que o cabelo vai crescendo e o estilo utilizado não tem mais o mesmo efeito. Ou seja, nesse caso você tem duas opções: mudar de corte ou refazer a manutenção do mesmo. 

Afinamento do comprimento

Quando o comprimento do cabelo está ressecado, com pontas duplas, e fios quebrados, é bastante comum que a massa capilar diminua e você fique com as madeixas bem ralas. Apesar de existirem diversos produtos que previnem que isso aconteça, quando chegamos nesse estágio, somente o corte de cabelo pode resolver o problema. Como ele alinha as pontas, isso dá a sensação de que há mais volume na região.

Falta de definição

Isso vale para quem tem fios ondulados, cacheados e crespos, pois as mechas que estão secas e com aspecto quebradiço, geralmente ficam esticadas, sem elasticidade e movimento, comprometendo a definição do fio. 

Madeixas embaraçadas

Sabia que cabelos que ficam embaraçando muito estão pedindo desesperadamente por um corte? Isso acontece quando os fios estão com pontas duplas e ressecadas, pois as camadas tendem a ficar mais abertas, tornando-os mais porosos, causando o entrelaçamento entre eles. 

Corte químico

A combinação e o excesso de processos químicos podem levar ao emborrachamento e quebra dos fios, esse processo é chamado de corte químico. Quando isso acontece, o comprimento fica com tamanhos desiguais, causando um efeito nada agradável – e não há outra saída a não ser passar a tesoura. 

Continua após a publicidade

Cintra, como é vou conseguir manter o meu cabelão se eu continuar cortando?

Diferente do que se pensa, o corte nem sempre precisa remover grande parte do comprimento, basta aparar as pontas a cada dois meses e investir em uma boa rotina de cuidados, que você consegue dar andamento ao seu projeto Rapunzel. No entanto, a falta de corte pode atrapalhar o crescimento, pois conforme as pontas vão se abrindo, os fios vão quebrando cada vez mais e as mechas vão diminuindo. 

Melhores cortes para quem quer deixar o cabelo crescer 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alessandra Negrini (@alessandranegrini)

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Juliana Paes (@julianapaes)

O corte reto, em que as pontas são aparadas na horizontal, criando uma linha, como o da atriz Alessandra Negrini, é um estilo mais indicado para cabelos lisos e com pouco volume. Já os repicados em forma de “U” ou “V’, como o da atriz Juliana Paes, são perfeitos para distribuir o volume dos fios igualmente e permitem que você remova as pontas sem perder o comprimento. 

Vale lembrar: o ideal é ter um corte para seu comprimento, textura, profissão…por isso, peça ajuda do seu cabeleireiro para adaptar o estilo às suas características e necessidades. 

Quer saber qual o melhor corte de cabelo para você? Conto tudo nesse vídeo:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.