PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Mulheres Bem Resolvidas

Por CÁTIA DAMASCENO Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cátia Damasceno é especialista em sexo e pioneira no trabalho com cursos voltados para o desenvolvimento da sexualidade. É criadora do Mulheres Bem Resolvidas, canal para falar de sexo com mulheres. Em sua coluna, vai escrever sobre sexo, relacionamentos e empoderamento.

7 mitos sobre a masturbação feminina

Apesar de ainda ser um tabu, a prática faz até bem para saúde

Por Cátia Damasceno
Atualizado em 12 out 2019, 10h00 - Publicado em 12 out 2019, 10h00
 (Arman Zhenikeyev/Getty Images)
Continua após publicidade

Pode reparar, quando vemos uma menina com a mão na vagina a primeira reação de muitos é dizer para ela tirar a mão de lá, que é sujo, feio… O mesmo, entretanto, não é dito aos meninos. Com isso, para a maioria das mulheres, se tocar, se conhecer, é um grande tabu e muitas sequer sabem como fazer isso. Na coluna de hoje vou listar os maiores mitos entorno da masturbação feminina.

É só para solteiras: as pessoas têm diferentes níveis de desejo sexual. Alguns casais se masturbam juntos durante o sexo, outros gostam de se ver fazendo e tem aqueles que gostam de se masturbar até o orgasmo, depois de outras formas de contato sexual. As pessoas se masturbam se estão em um relacionamento ou solteiras, não é porque você ou o parceiro se masturbam que estão trapaceando ou que o sexo está rum.

Não há benefícios para a saúde: entre os benefícios da masturbação estão: melhor sono, redução do estresse e tensão, menos dores de cabeça,  melhora da concentração, autoestima elevada, uma aparência mais jovem e melhor condicionamento físico. Há também uma série de benefícios específicos para a saúde sexual das mulheres – especialmente as mais velhas – incluindo menos secura vaginal e dor durante o sexo.

Tem uma maneira obrigatória de fazer: não há maneira certa ou errada de se masturbar e sim o que te dá prazer. Mas, se quiser algumas dicas de por onde começar vale: tocar, pressionar, esfregar ou massagear a área genital, os mamilos ou outras zonas erógenas com os dedos ou contra um objeto, como um travesseiro. Também pode inserir dedos ou um vibrador na vagina ou no ânus e estimular qualquer parte do seu corpo que te dê boas sensações.

Todo mundo se masturba: estima-se que 95% dos homens e 89% das mulheres já se masturbaram, mas isso não é todo mundo. Aprender sobre o que é bom para você pode aumentar suas chances de sentir prazer sexual com parceiros. E, quando você sabe do que gosta, seu conforto sexual aumenta. No entanto, você só deve se masturbar se quiser. Algumas pessoas nunca fazem e têm uma vida sexual satisfatória.

Tem idade para parar: assim como não há hora certa para começar, não há tempo certo para parar. Crianças, adolescentes, adultos e idosos. Você nunca é velha demais para se masturbar, é uma atividade perfeitamente saudável em qualquer idade.

Continua após a publicidade

Não é saudável durante a menstruação: é seguro e saudável para uma mulher se masturbar quando ela está menstruada. De fato, um orgasmo é uma ótima maneira natural de induzir o relaxamento muscular. Algumas mulheres se masturbam durante a menstruação para aliviar cólicas menstruais.

Mata seu desejo sexual: a masturbação é uma das melhores maneiras que podemos aprender sobre nossa própria sexualidade. Isso pode nos ajudar a explorar o que gostamos e o que não gostamos, o que pode tornar o sexo com um parceiro muito mais agradável.

Leia mais: Clitóris: curiosidades que você não sabia

Continua após a publicidade

PODCAST – Por que não sinto vontade de transar?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.