PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp

Rosácea: o que é e como tratar essa doença

A dermatologista Denise Steiner explica quais os tratamentos indicados para quem tem rosácea

Por Denise Steiner
Atualizado em 18 nov 2021, 17h16 - Publicado em 18 nov 2021, 15h00
Rosácea: doença inflamatória de pele pode ser tratada com laser
 (Ildar Abulkhanov/Getty Images)
Continua após publicidade

Rosácea é uma doença inflamatória da pele caracterizada por avermelhamento intenso, além de lesões pustulosas parecidas com espinhas. A pele comprometida pela rosácea é muito sensível e piora com vários estímulos ambientais.

Além do avermelhamento persistente, a rosácea pode favorecer o aparecimento das fimas como o rinofima, quando o nariz fica hipertrofiado e edemaciado de forma crônica e progressiva.

A causa da rosácea não é totalmente esclarecida. Nessa condição, os vasos ficam dilatados, causando inflamação e sensibilidade.

Alterações ambientais como calor excessivo e frio intenso podem piorar a rosácea. Além disso, alimentos apimentados e bebidas alcoólicas também pioram essa inflamação.

Como tratar a rosácea

Muitas vezes, conforme o grau de intensidade da rosácea é necessário utilizar medicamentos imunomoduladores como minociclina ou doxiciclina durante um período variável de um a dois meses.

Continua após a publicidade

Os cuidados diários são importantes, com limpeza suave, hidratação constante e fotoproteção. A limpeza deve ser feita com cremes suaves que não contenham nenhum tipo de ácido. O produto deve ser enxaguado completamente.

O hidratante pode ser com veículo sérum ou cremoso e pode ter vitaminas antioxidantes como niacinamida e vitamina E. O fotoprotetor não pode ser oil free nem com toque seco, precisa hidratar e acalmar a pele.

Muitas vezes há necessidades do uso de cremes anti-inflamatórios como ivermectina ou metronidazol que devem ser usados à noite, sempre alternando com os hidratantes.

Continua após a publicidade

O uso de laser no tratamento para rosácea

O laser ou luz pulsada para tratamento vascular é um tratamento importante para eliminar os vasos mais dilatados e não funcionais. Em geral são feitas duas a quatro sessões com intervalo de 15 a 30 dias.

Com a eliminação dos vasos dilatados e comprometidos, a inflamação e sensibilidade diminuem substancialmente.

A toxina botulínica também é utilizada para a diminuição do avermelhamento na rosácea. Ela tem a capacidade de neutralizar a acetilcolina que é um neurotransmissor. Quando aplicada na pele, diminui a inflamação, acalmando e clareando a pele.

Continua após a publicidade

Ela é diluída e aplicada em microdoses intradérmicas na região comprometida a cada três meses. O tratamento completo da rosácea diminui a inflamação da pele e promete resultados muito duradouros.

Cuide-se.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.