Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

O que é e como tratar o melanoma

Pessoas em grupos de risco podem ser atendidas de graça durante o Dezembro Laranja

Por Denise Steiner
Atualizado em 5 dez 2019, 11h00 - Publicado em 5 dez 2019, 10h00

Já que estamos vivendo o mês de dezembro laranja, que chama a atenção para a prevenção e tratamento do câncer de pele, o assunto da coluna de hoje será Melanoma.

O Melanoma é um tumor grave, agressivo e com potencial de causar metástases – lesões a distância em órgãos internos. O Melanoma apresenta-se como lesão pigmentada que pode lembrar uma pinta comum. As vezes ele é a evolução de um sinal ou surge como uma nova lesão. Para analisá-lo, geralmente utilizamos a regra do A B C D, onde analisamos as seguintes características: A – Assimetria; B -Borda;  C- Cor; D- Diâmetro.

Lesões assimétricas, com bordas irregulares, cores variadas e diâmetro maior que 0,6cm são as mais perigosas e com maior risco de malignidade. As pessoas com pele clara, olhos e cabelos claros, com parentes de 1° grau que tiveram Melanoma e com mais de 50 pintas no corpo são pessoas de maior risco para desenvolverem esse tumor. Quando diagnosticado e tratado a tempo, as lesões têm um ótimo prognóstico, mas caso contrário o tumor pode causar metástase e levar a morte em tempo muito curto.

As pessoas com maior risco devem ser acompanhadas regularmente fazendo uma avaliação completa de todas suas pintas suspeitas. Esse procedimento que é chamado de mapeamento é feito com um aparelho especial de dermatoscopia que evidencia as características detalhadas das lesões e detecta sua gravidade. Esse acompanhamento é essencial para controlar o risco de melanoma e é fundamental para uma melhor sobrevida dos pacientes.Caso sejam diagnosticadas pintas com risco aumentado as mesmas devem ser retiradas seguindo os protocolos pré-estabelecidos que estipulam margens específicas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia é responsável pelas ações do chamado Dezembro Laranja e realiza a Campanha de Prevenção de Câncer de Pele em todo o Brasil no dia 7 de Dezembro das 9h às 15h em serviços públicos pré-estabelecidos. Todas as pessoas com suspeita de Câncer de Pele serão atendidas e caso houver confirmação do diagnóstico o tratamento completo será realizado.

Continua após a publicidade

Leia mais: O uso do botox para a harmonização facial

PODCAST – Como consumir menos, de forma consciente e inteligente

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.