Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Uma centenária no pódio

Ela começou a nadar aos 72 anos e hoje coleciona troféus

Por Natalia Dornellas
29 nov 2022, 09h18

Hoje vamos conhecer um pouco da história de Charlotte Sanddal, 100 anos completados em agosto, contada por ela própria ao podcast Champion´s Mojo. Charlotte virou notícia recentemente quando terminou um nado livre de 500 jardas no US Masters Spring Nationals enquanto fazia todas as voltas, algo que muitos nadadores mais jovens não dão conta de fazer.

“Eu cresci em Chicago e era o que você chamaria de ‘Tomboy‘. Não havia esportes para mulheres e eu tinha tanta energia que no mundo de hoje elas provavelmente teriam me medicado. Tornei-me uma ‘Aviation Machinist Mate‘, de 1942 a 1945, porque não sabia taquigrafar e não queria usar um vestido e sentar em uma mesa, mas queria ajudar no esforço de guerra e aprendi algo novo.”

Charlotte Sanddal
Charlotte treinando natação. (Reprodução/Reprodução)

“Depois da Marinha, fui para a faculdade e fiz mestrado em serviço social e trabalhei para o estado de Montana em asilos. Foi um trabalho muito necessário e muito gratificante. Eu me aposentei aos 72 anos e comecei a nadar. A natação é o meu foco, me levanta de manhã e me dá algo construtivo para fazer na vida.”

Continua após a publicidade

A rotina de Charlotte Sanddal é de uma mulher jovem. Ela nada meia milha todos os dias e dirige de Helena, em Montana, para Boulde duas vezes por semana para levantar pesos com a filha.  Hoje seu foco se concentra no nado borboleta, que é mais difícil que o crawl, mas não tem tanta competição.

Como não poderia deixar de ser, a centenária foi questionada sobre que conselhos daria aos mais jovens e olha o que ela disse: “Encontre alguma atividade que seja interessante para você e se dedique. Nadar é essa minha coisa, tem sido minha maneira de ficar viva.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.