Se você também contempla o envelhecimento, muito provavelmente já viu essa imagem que rodou o mundo depois que o The New York Times a colocou na capa, no fim de 2020. A foto faz parte de uma série aleatória que a polonesa Magdalena Wosinska tem feito da mãe Wilhelmina, de 79 anos.
Professora renomada em seu país de origem, Wilhelmina, que vive hoje no Arizona, sempre foi a musa inspiradora da filha, mas, quando recebeu um duríssimo diagnóstico de demência, o processo se tornou mais intenso e virou uma forma de cuidado. Nas palavras de Madgalena, uma maneira de “glorificar e imortalizar sua existência”.
Ela poderia escolher indignar-se, como muitos familiares o fazem, mas optou por homenagear sua “mamusia”, e agradecer-lhe “por cuidar, se sacrificar, viver, ensinar, ouvir, rir, abraçar, lembrar, chorar, explorar e amar” a ela e a suas irmãs.
Acompanhe mais momentos dessa história no @themagdalenaexperience, no Instagram, e aproveite para relembrar os cuidados do fotógrafo Tony Luciani com a mãe Elia (link de matéria anterior https://claudia.abril.com.br/
*Para ver mais histórias com esta e acompanhar minha “curadoria de avós e avós”, acesse nataliadornellas.com.br ou @natalia dornellas, no Instagram. Ah, e se conhecer personagens que mereçam ter suas histórias contadas, me deixe saber no natalia@natalidornellas.com.br