Muito além do corpão
Influenciadora estadunidense, Joan MacDonald contrariou as expectativas e virou imagem de saúde
Num país onde o corpo é capital, como bem escreveu a antropóloga Mirian Goldenberg, postar vídeos e fotos de Joan MacDonald nas redes é ganhar muitos likes (confesso!) e reacender a esperança no coração de gerações de mulheres que não conseguem conceber uma maturidade sustentada por um corpo flácido, caído ou coisa que o valha.
Veja também: Fotógrafa faz retratos divertidos da mãe para ajudá-la com depressão
Mas para mim, uma jornalista de avós que passa os dias buscando por histórias de longevas para contar, o que chama a atenção em Joan, hoje uma importante influenciadora madura que fatura milhões, não é o seu corpinho de “garota jovem” ou sua força física pouco comum a nós mulheres de quaisquer idades, e, sim, a transformação que ela empreendeu em sua vida para chegar aos 75 como a vemos hoje.
Um pouco de história
Nossa personagem nem sempre foi essa musa-sênior que todos admiramos e rezamos para sermos parecidas quando crescermos um tanto mais. Faz apenas cinco anos que ela abandonou um prontuário médico desanimador (obesidade, pressão e colesterol altos, além de um severo refluxo gástrico) e se transformou numa pessoa tão saudável que virou modelo para o mundo e, em tempos de internet, ganhou a tag de influenciadora fitness madura.
O clique veio quando, numa consulta médica, Joan ouviu do especialista que sua saúde estava correndo perigo e que, se mantivesse o mesmo lifestyle, teria poucos anos de vida. O prognóstico terrível foi o que a levou a mudar completamente seus hábitos.
Sua grande incentivadora foi a filha Michelle, que é yogi e tem um clube de fortalecimento em Tulum, no México, onde Joan vive hoje.
Uma inspiração e tanto.