Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Com 102, Dona Helena estreia série “Centenários do Brasil” da coluna

Mineira de Belo Horizonte, ela dedica seus dicas à caridade

Por Natalia Dornellas
12 set 2022, 12h38

“Agora, sim, estou ficando velha”. Foi com humor e um sorriso largo que Dona Helena Orsini, de 102 anos, nos recebeu em sua casa na última semana, na região centro-sul de Belo Horizonte.

A visita foi combinada para o fim da tarde, pois ela tem duas horas de descanso depois do almoço, ritual que cumpre religiosamente. O intervalo divide longos períodos de trabalhos manuais, pois desde os 90 anos dedica seu tempo a ajudar pacientes de hospitais e pessoas carentes.  Mais recentemente, Dona Helena  partiu para o tricô: “Ao pensar nas crianças e adultos que passam por quimioterapia e podem sentir frio nas cabeças, ela se dedicou a fazer os gorros, que são encaminhados ao Hospital da Baleia”, conta Maria Beatriz Orsini, sua filha.

centenarios do brasil helena
Desde os 90 anos, dona Helena dedica seu tempo a ajudar pacientes de hospitais e pessoas carentes. (Henrique Gualtieri para/CLAUDIA)

Um pouco de história

Filha mais velha de Olyntho Orsini de Castro, um médico dermatologista extremamente caridoso, de quem tem um baita orgulho (“Papai fez muita caridade, foi um homem fantástico e dedicado”), nossa supercentenária teve uma infância e adolescência confortáveis na capital mineira, de onde saiu depois de se casar com Carlos, um engenheiro nascido em Manaus que trabalhava na Vale do Rio Doce e foi encarregado de erguer vários prédios importantes em Itabira, Minas Gerais.  

centenarios do brasil helena
Dona Helena foi casada por 67 anos, teve 7 filhos, 18 netos e 22 bisnetos. (Henrique Gualtieri para/CLAUDIA)

“Tive um marido que não existe mais”, derrete-se ao falar do parceiro de 67 anos de casamento, com quem teve 7 filhos que lhe deram 18 netos e 22 bisnetos.

Quando o assunto é o namoro à moda antiga, ela sorri contando que de vez em quando escapulia um beijinho, mas que nunca a deixavam sozinha com o noivo, com quem formava uma ótima dupla. “Eu tocava piano e ele cantava”. No repertório do casal estavam músicas como Cicatrizes, de Jorge Araújo, e Mulher, de Orlando Silva, essa última considerada imoral para a época.  

centenarios do brasil helena
Dona Helena com um de seus bordados. (Henrique Gualtieri para/CLAUDIA)

Questionada sobre o porquê de sua longa vida, ela desconversa, pois não tem essa fórmula para passar, mas chama a atenção para a presteza de Rose, cuidadora que vive com ela já há algum tempo.  Juntas elas rezam o terço todos os dias às 6 da tarde, conexão essencial para Dona Helena, afinal, segundo ela “o mundo está precisando de muita reza.”

Continua após a publicidade
centenarios do brasil helena
Detalhes do bordado de dona Helena, que traz a árvore genealógica da família. (Henrique Gualtieri para/CLAUDIA)

Conselhos para a vida? Aos netos e descendentes ela pede união: “Sejam amigos da família. Quando eu morrer, vocês têm que continuar unidos.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.